EDP dispara 5% com elétricas europeias a serem encaradas como abrigo face às tarifas de Trump
Elétricas europeias são vistas como porto seguro face ao impacto negativo das tarifas anunciadas pelo presidente americano. Índice das 'utilities' avança 2% para máximos de 2008.
As ações da EDP EDP 0,00% disparam 5% esta quinta-feira e lideram as subidas no setor das utilities na Europa, visto como um abrigo defensivo numa altura em que as tarifas aduaneiras anunciadas por Donald Trump deverão provocar uma travagem económica.
Às 12h39 os títulos da EDP avançavam 4,60% para 3,286 euros cada, tendo chegado a negociar nos 3,30 euros. O índice setorial Stoxx 600 Europe Utilities avança 2% para máximos de setembro de 2008. A tendência vai em sentido contrário à geral dos mercados acionistas europeus, que seguem pressionados pelo anúncio do presidente americano de uma tarifa base de 10% para todas as importantes e tarifas recíprocas para vários países, incluindo 20% para os da União Europeia. O índice Stoxx Europe 500 desce 2,12%, com várias praças europeias a caírem entre 1% e 2%.
A EDP Renováveis, subsidiária da EDP para as energias ‘limpas’, sobe 5% para 8,14 euros, ajudando também o índice PSI a negociar no ‘verde’, com um ganho de 0,16%.
Os analistas do banco de investimento Morgan Stanley vêm as utilities europeias a continuarem a superar o mercado, à luz das tarifas. “Embora esta possa ser uma ‘vitória de Pirro’ em desempenho relativo (em vez de absoluto), esperamos, no entanto, que a mudança contínua para as defensivas beneficie as utilities“, referiram, numa nota citada pela Reuters.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP dispara 5% com elétricas europeias a serem encaradas como abrigo face às tarifas de Trump
{{ noCommentsLabel }}