Hoje nas notícias: falência da Inapa, impostos e eleições

  • ECO
  • 3 Abril 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Nova Expressão vai pedir uma indemnização de cerca de cinco milhões de euros à administração da Inapa. Um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo veio confirmar o IRS mais baixo para doentes com redução da incapacidade. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Acionista da Inapa pede indemnização de 5 milhões a administradores

A Nova Expressão, uma das acionistas da Inapa, vai pedir uma indemnização “mais ou menos à volta de cinco milhões de euros” por “danos do que valeria a [sua] participação acionista e também por danos morais”. Corresponde, segundo o líder da empresa, Pedro Baltazar, ao “investimento da Inapa desde 2010, sem os juros”. Ainda assim, “o investimento da Nova Expressão SGPS ao longo do tempo é muito maior do que aquilo que estamos a solicitar”, ressalva Pedro Baltazar.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Supremo confirma IRS mais baixo para doentes com redução da incapacidade

Um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, datado de 12 de março, confirma que as pessoas que beneficiaram de um atestado multiusos que lhes conferiu uma incapacidade igual ou superior a 60% não podem perder os benefícios daí decorrentes, mesmo que a reavaliação de uma junta médica venha a determinar uma incapacidade inferior a esse valor. Esta decisão tem implicações no IRS dos doentes, porque lhes permite manter o IRS mais baixo não apenas no ano em que se realiza a junta médica, mas também nos anos seguintes.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Governo atento a surpresas negativas no IRS mesmo em cima da campanha

Há contribuintes surpreendidos com o acerto final do IRS referente a 2024, por estar a trazer menores reembolsos ou a obrigatoriedade de pagar ao Estado, ou até por estar a receber uma quantia menos generosa do que em anos anteriores. Como isto está a acontecer em véspera de eleições legislativas, o Governo em funções considera que é preciso conter qualquer dúvida que possa existir em relação ao que efetivamente aconteceu: uma redução dos impostos e não um aumento. “Não estamos preocupados. Só não queremos desinformação”, garante um dirigente do PSD.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Sondagem: Eleitorado PS a favor das PPP, restrições à imigração e baixa do IRC

A mais recente sondagem da Pitagórica mostra que 63% dos inquiridos (inclusive alguns socialistas) percecionam a AD como a vencedora das eleições. A coligação também é vista como aquela que merece ganhar (43%) e que tem a equipa “mais preparada e competente” (43%), quadros políticos “mais sérios” (31%) e, na questão sobre a liderança, Luís Montenegro é visto como “mais eficaz e inspirador” por 30% enquanto Pedro Nuno Santos fica com quase metade: 14%. O secretário-geral do PS é, aliás, ligeiramente ultrapassado neste tópico por André Ventura (15%), com destaque para o voto masculino. Na opinião dos inquiridos, o PS é ultrapassado pelo Chega em temas como a imigração e a segurança e, em alguns segmentos, pela Iniciativa Liberal na estratégia para a economia.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)

Recorde de acidentes e trânsito na VCI do Porto

Em 2024, houve 133 mil carros por dia a circular e registaram-se, só até outubro, 608 sinistros na Via de Cintura Interna (VCI). A tendência de acidentes nesta estrada nos últimos anos tem sido crescente: 417 em 2000, 482 em 2021 e 524 em 2023. “A capacidade de escoamento da VCI está esgotada. Cada vez que há uma interrupção na VCI, seja um acidente ou uma avaria, a cidade entra em trombose”, diagnostica o presidente da Câmara do Porto.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: falência da Inapa, impostos e eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião