Os novos negócios do espaço e a economia lunar. Oiça o À Prova e Futuro
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, e Carlos Cerqueira, diretor de desenvolvimento de negócio da Neuraspace falam das novas tendências no espaço e a ambição de Portugal.
A conquista do espaço já não é só ciência e afirmação geopolítica. É cada vez mais um negócio onde florescem novas empresas e tecnologias. Este é um setor que tem crescido também em Portugal e prepara-se para dar um salto com o lançamento de duas constelações de satélites e um porto espacial, como conta Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
“A parte da comercialização de novos serviços e a evolução daquilo que são os satélites de alta e média resolução, que hoje estamos a fazer cá em Portugal, com vários players, o CEIIA, a Geosat, a Lusospace, e a parte do acesso ao espaço. Se fizermos esses dois componentes, nós estamos a dar para a Europa um sinal e uma capacidade como nunca demos no espaço. Chama-se a isso mudar o paradigma em Portugal”, afirma Ricardo Conde na entrevista ao podcast À Prova de Futuro.
Carlos Cerqueira, diretor de desenvolvimento de negócio da Neuraspace, é o Gestor Sem Medo convidado para este episódio. A startup criada pelo fundador e CEO da Feedzai, Nuno Sebastião, é um exemplo das novas empresas do cluster português do espaço.
Criada em 2020, a Neuraspace recorre à inteligência artificial para ajudar os clientes a evitar que os seus satélites colidam com outros satélites e o “lixo espacial”. A startup já monitoria mais de 400 satélites e tem a ambição de se tornar “líder de mercado”. “Não é, digamos assim, uma afirmação vâ. É porque este é um mercado novo, é um mercado em construção e é um mercado onde ainda não há vencedores declarados”, afirma Carlos Cerqueira.
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