Cristiano Ronaldo investe em estúdio de cinema com o realizador do filme Kick-Ass
É mais um negócio no portefólio de investimentos do futebolista português. Nova parceria já financiou e produziu dois filmes de ação e "está prestes a começar um terceiro na mesma série”.
O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo e o realizador britânico Matthew Vaughn juntaram-se para criar um estúdio de cinema voltado para “tecnologia inovadora”.
Em comunicado sobre o novo projeto, intitulado UR•MARV, o consórcio indica que Cristiano Ronaldo e Vaughn, através da nova parceria, já “financiaram e produziram dois filmes de ação juntos e estão prestes a começar um terceiro na mesma série”.
“Ambos estão ansiosos por anunciar o primeiro lançamento em breve”, pode ler-se no mesmo texto. O estúdio vai adotar “tecnologia inovadora, com um aceno à tradição”.
Citado no comunicado, o realizador de filmes como “Kick-Ass” e “Kingsman” refere-se ao avançado dos sauditas do Al Nassr como “um super-herói da vida real”, enquanto Ronaldo afirma ser “um capítulo entusiasmante” para si, numa altura em que olha em frente para “novas oportunidades de negócios”.
O capitão da seleção portuguesa, que em fevereiro completou 40 anos, mais de metade deles dedicados ao futebol, conta com um portefólio de investimentos diversificado, passando pela hotelaria, estética e, mais recentemente, pelas porcelanas, movimentando milhões por ano.
Classificado pela revista Forbes como o desportista mais bem pago do mundo em 2023, ano em que terá faturado mais de 240 milhões de euros, Cristiano Ronaldo anunciou, em junho do ano passado, a entrada no capital da Vista Alegre e a criação de uma nova empresa com este grupo.
Esta operação foi anunciada ao mercado menos de um ano após ter sido confirmada a entrada do futebolista na então Cofina Média, que passou a chamar-se Medialivre, que agrega títulos como o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, TV Guia, Flash e Máxima.
Também no ano passado, o futebolista fez um “investimento significativo” na Whoop, tendo-se tornado embaixador e investidor desta empresa americana de performance desportiva, que desde 2012 angariou mais de 400 milhões de dólares de venture capital.
Já em 2021, Ronaldo tinha apostado numa área de negócio alternativa ao entrar no capital da Insparya, grupo até então conhecido como Saúde Viável, que se dedica à área da saúde, nomeadamente aos transplantes capilares, com operações em Portugal, Itália e Espanha.
A chegada do avançado ao mundo da hotelaria aconteceu em 2016, quando foi anunciada uma joint venture de 75 milhões de euros entre o grupo Pestana e Cristiano Ronaldo para a construção de quatro novos hotéis – Funchal, Lisboa, Madrid e Nova Iorque -, e criação da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels, dedicada aos ‘millenials’ (geração que nasceu entre 1981 e 1996).
Com um contrato de mais de 200 milhões de euros por ano até 2025 no clube de futebol saudita Al Nassr, Cristiano Ronaldo tem mais de 850 milhões de seguidores nas redes sociais e todos os anos fatura perto de 90 milhões de euros em contratos publicitários, de acordo com estimativas da Forbes.
Os negócios de Ronaldo
O capitão da seleção das quinas, que é o jogador com mais internacionalizações de sempre, é um investidor com uma carteira de participações empresariais vasta e bastante diversificada. De acordo com uma pesquisa do ECO, é dono de um império empresarial composto por mais de uma dezena de participações diretas e indiretas em empresas nacionais a operar em diferentes setores de atividade, com particular foco no turismo, no imobiliário e nos média.
No leque de empresas de Cristiano Ronaldo há duas que se destacam, por serem utilizadas como uma espécie de porta-aviões, por onde se estendem os maiores investimentos do atleta. Uma dessas companhias é a CR7 Lifestyle, uma unipessoal com mais de 20 milhões de capitais próprios que conta na gerência com três dos seus braços direitos: o irmão Hugo Aveiro; o amigo de longa data Miguel Paixão dos Santos; e Miguel Marques, que gere a fortuna do futebolista há muitos anos.
Segundo dados recolhidos pelo ECO, a CR7 Lifestyle agrega uma participação de 100% na CR7 Lifestyle Lisboa, a empresa detentora da unidade hoteleira Pestana CR7 Lisboa Hotel na capital portuguesa, e ainda uma participação de 50% na Pestana CR7 – Madeira Hotel Investimentos Turísticos, no Funchal.
O outro bastião do portefólio empresarial de Cristiano Ronaldo é a CR7 SA, uma sociedade anónima (anteriormente denominada de CR7 Unipessoal) que tem como presidente do conselho de administração Miguel Marques, sócio da sociedade de investimentos LMCapital.
Debaixo da CR7 SA, Cristiano Ronaldo tem uma posição de controlo sobre quatro empresas nacionais (Domum Septem, CR7 Footwear, 7Egend e Category Challenge – esta última está inativa desde 30 de abril de 2021) e posições minoritárias ou igualitárias em cinco empresas portuguesas e outras tantas companhias estrangeiras.
Deste leque de negócios destaca-se a participação de 50% na CR7 Marrakesh, a empresa dona do hotel do grupo Pestana em Marraquexe, e 50% do capital na Maravilha Décimal, a empresa que comercializa a Ursu9, a água alcalina que CR7 lançou em parceria com Francisco Ferreira, um empresário de Vizela dono do grupo Outeirinho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cristiano Ronaldo investe em estúdio de cinema com o realizador do filme Kick-Ass
{{ noCommentsLabel }}