Juíza bloqueia planos de despedimentos em gabinete de proteção ao consumidor nos EUA

  • Lusa
  • 19 Abril 2025

Juíza garante que vai impedir as autoridades de realizar despedimentos em massa ou cortar o acesso dos funcionários aos sistemas informáticos do Gabinete de Proteção Financeira ao Consumidor.

Uma juíza federal que impediu a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de desmantelar o Gabinete de Proteção Financeira ao Consumidor decidiu hoje que este não pode avançar imediatamente com planos para despedir centenas de funcionários.

A juíza Amy Berman Jackson disse estar “profundamente preocupada” com o facto de os responsáveis da administração Trump não estarem a cumprir a sua ordem anterior que mantém a existência do departamento até que decida sobre os méritos de uma ação judicial que procura preservá-lo.

Durante uma audiência, Jackson disse que vai impedir as autoridades de realizar despedimentos em massa ou cortar o acesso dos funcionários aos sistemas informáticos do gabinete na sexta-feira.

Jackson agendou uma audiência para 28 de abril para ouvir depoimentos de autoridades que estavam a trabalhar nos procedimentos de redução de força (RIF).

Estou disposta a resolver isto rapidamente, mas não vou deixar que este RIF prossiga até que o consiga“, disse.

Cerca de 1.500 funcionários deverão ser despedidos, restando cerca de 200 pessoas.

Trump, um republicano, tentou reformular o Governo federal, dizendo que está cheio de fraudes, desperdícios e abusos.

Os conservadores e as empresas criticam frequentemente a supervisão e as investigações do gabinete, e o conselheiro de Trump, Elon Musk, fez dele um dos principais alvos do seu Departamento de Eficiência Governamental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juíza bloqueia planos de despedimentos em gabinete de proteção ao consumidor nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião