Lucros da Navigator caem 25% para 48,3 milhões no primeiro trimestre
As receitas e o EBITDA também recuaram no arranque do ano, face ao período homólogo, com a empresa a sentir um significativo arrefecimento da atividade económica" nos seus principais mercados.
A Navigator fechou o primeiro trimestre do ano com um resultado líquido de 48,3 milhões de euros, 24,6% abaixo dos 64 milhões reportados nos primeiros três meses de 2024, reportou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). As receitas e o EBITDA também recuaram, com a papeleira a ser pressionada pelo “significativo arrefecimento da atividade económica” nos seus principais mercados.
As vendas situaram-se nos 529 milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 536 milhões reportados no período homólogo. Já o EBITDA baixou 13,3% para 115,6 milhões de euros de euros, no trimestre, adianta o comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“O 1º trimestre de 2025 ficou marcado pelo rápido agravamento da incerteza geopolítica e pelas crescentes tensões comerciais a resultarem num aumento de protecionismo e num significativo arrefecimento da atividade económica nos principais mercados da Navigator”, explica a empresa na apresentação de resultados.
A papeleira refere que, “apesar deste contexto adverso, a Navigator evidenciou uma tendência positiva face ao trimestre anterior, com maiores níveis de vendas e um bom ritmo de entrada de encomendas de papel de Impressão e Escrita, de Packaging e de papel Tissue“, acrescentando que “o trimestre foi também marcado por uma subida do índice de referência para o preço de pasta, e pela resiliência nos preços de papel Packaging e de papel Tissue, que contrastou com a queda do índice de referência do papel de Impressão e Escrita”.
O volume de vendas de papel e packaging atingiu 325 mil toneladas, mais 17% que no trimestre anterior e menos 8% que no período homólogo. Já o valor das vendas apresentou um crescimento de 7% face ao último trimestre, e um decréscimo de 14% face ao homólogo.
As vendas de pasta da Navigator situaram-se em 100 mil toneladas, “o que representa uma redução de 12% face ao último trimestre e 9% face ao período homólogo, fruto da paragem programada da fábrica de Aveiro”, refere a empresa. O valor das vendas ficou 14% abaixo do período homólogo.
A empresa fechou o primeiro trimestre com um endividamento líquido de 660 milhões de euros, um aumento de 43 milhões face a dezembro.
Em termos de investimentos, a companhia investiu 36 milhões no período, um valor que compara com os 90 milhões registados no trimestre anterior e os 41 milhões no período homólogo, “dos quais cerca de 22 milhões de euros dizem respeito a investimentos em matérias ambientais ou de cariz sustentável criadoras de valor, cerca de 60% o investimento total”.
(Notícia atualizada às 20h29)
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