Zelensky anuncia reunião de líderes europeus no sábado sobre força de paz

  • Lusa
  • 9 Maio 2025

A França e o Reino Unido têm liderado os esforços para criar um contingente militar que possa ser mobilizado para a Ucrânia após o fim da guerra.

O Presidente da Ucrânia anunciou esta sexta-feira um encontro no sábado em Kiev com os líderes da chamada “coligação dos dispostos”, que reúne nações que poderão contribuir para uma força de paz num eventual acordo de tréguas com a Rússia.

“Estamos a preparar-nos na Ucrânia para uma reunião com os líderes da ‘coligação dos dispostos'”, disse Volodymyr Zelensky durante o seu discurso por videoconferência num encontro realizado em Oslo dos líderes dos países que fazem parte da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês). “As reuniões serão amanhã [sábado]”, acrescentou o Presidente ucraniano.

A França e o Reino Unido têm liderado os esforços para criar um contingente militar que possa ser mobilizado para a Ucrânia após o fim da guerra, iniciada com a invasão russa em fevereiro de 2022, para impedir que Moscovo volte a atacar o país vizinho. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, destacou recentemente o “bom progresso” do planeamento desta coligação.

A Ucrânia exige garantias de segurança e vê esta força de paz como uma alternativa à adesão à NATO quando o conflito terminar. Embora o líder ucraniano não tenha especificado quem estará presente na reunião, a presidência finlandesa mencionou uma “reunião virtual” desta coligação de apoiantes de Kiev, que incluirá o Presidente finlandês, Alexander Stubb.

Por sua vez, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, anunciou a sua participação numa “reunião entre o Presidente Zelensky e os líderes francês e britânico”, sem especificar se seria online ou presencial. No âmbito da reunião hoje em Oslo, o Reino Unido e os países do norte da Europa indicaram que apoiam a proposta do Presidente dos Estados Unidos de um cessar-fogo incondicional de 30 dias na Ucrânia, afirmou o primeiro-ministro norueguês.

O líder norueguês disse que o cessar-fogo deve ser monitorizado e respeitado antes de se poder avançar para “negociações sobre as principais questões, a fim de alcançar uma paz duradoura”. A JEF integra Dinamarca, Estónia, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia, Noruega, Suécia, Países Baixos e Reino Unido, todos membros da NATO.

Estes países mantiveram conversas telefónicas separadas com o Presidente norte-americano, Donald Trump, e com Volodymyr Zelensky na quinta-feira à noite. O pedido de cessar-fogo de Trump “é aceite e compreendido, assim como a necessidade de pressionar a Rússia a respeitar este cessar-fogo”, disse o primeiro-ministro norueguês.

“Se não for respeitado, devem ser impostas sanções”, acrescentou. Trump pediu, na quinta-feira, um “cessar-fogo incondicional de 30 dias” na Ucrânia, enquanto Zelensky disse estar aberto a “todos os formatos de negociações” com a Rússia.

Tanto a Rússia como a Ucrânia “terão de ser responsabilizadas” e, se o cessar-fogo não for respeitado, “os Estados Unidos e os seus parceiros vão impor novas sanções”, ameaçou Trump. O líder norueguês Jonas Gahr Støre disse tratar-se de “uma abordagem concertada que está atualmente a ser adotada pelos Estados Unidos, pelos europeus e pela Ucrânia”.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022. Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky anuncia reunião de líderes europeus no sábado sobre força de paz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião