Em três anos, mais de 2.700 médicos pediram para exercer no estrangeiro
Número aumentou de ano para ano entre 2022 e 2024. Impacto no SNS é “brutal”, segundo o bastonário Carlos Cortes, que justifica o cenário com a "falta de condições de trabalho” e “as remunerações”.
Entre 2022 e 2024, 2.719 médicos solicitaram à Ordem certidões de Good Standing — ou seja, certidões que comprovam as suas competências — para poderem exercer a profissão no estrangeiro, avança o Diário de Notícias (acesso pago). O número tem vindo a aumentar de ano para ano: em 2022 foram registados 803 pedidos de certidões para emigrar; em 2023, 944; e, em 2024, 972.
A Secção Regional do Sul — a região do país com maior carência de recursos humanos — é a que tem recebido maior número de pedidos para saídas, num total de 1.442 médicos em três anos, seguindo-se a Secção Regional do Norte (1.149 pedidos). A Secção Regional do Centro é a que gere menos pedidos (128), não tendo chegado sequer à meia centena em que cada um destes anos.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, alerta que “o impacto desta emigração é brutal para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)” e para “os utentes”. “No último concurso de colocação para especialistas, a Ordem lançou um questionário aos médicos que não escolheram especialidade e percebemos, naquele momento, que muitos deles iam emigrar”, conta, justificando esta intenção “com a falta de atratividade das remunerações no SNS, nas condições de trabalho e, no que respeita aos médicos internos, até já na formação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Em três anos, mais de 2.700 médicos pediram para exercer no estrangeiro
{{ noCommentsLabel }}