DBRS: “Resultados dão mais força à AD, mas estabilidade do Governo pode enfrentar desafios”

Morningstar DBRS espera que o novo Executivo mantenha compromisso de baixar a dívida pública, apesar da pressão para aumentar os gastos com defesa.

A agência de rating Morningstar DBRS considera que as eleições deram “mais força” à Aliança Democrática (AD), mas a estabilidade do Governo poderá enfrentar desafios e levar novamente o país para eleições antecipadas.

“Embora os resultados deem mais força à AD para o novo período legislativo, o próximo governo ainda precisará de ter o apoio ou a abstenção de terceiros para governar e legislar”, sublinham os analistas da agência de notação de risco.

“Portanto, a estabilidade do Governo pode enfrentar desafios e levar a eleições antecipadas em algum momento”, acrescentam, lembrando, porém, que novas eleições só poderão ter lugar a partir de maio de 2026.

Para a Morningstar DBRS, o novo governo vai ter os mesmos desafios dos últimos anos, “nomeadamente a implementação de reformas e investimentos relacionados com o plano de recuperação e resiliência, escassez de casas acessíveis, gestão e integração dos fluxos migratórios”.

“Em cima disto, Portugal enfrenta um contexto externo mais complexo, tanto devido ao aumento do protecionismo como às maiores tensões geopolíticas”, refere a agência.

Com as pressões orçamentais crescentes, devido à necessidade de aumentar as despesas com a defesa, a DBRS espera que o governo “mantenha o compromisso” de reduzir o rácio da dívida pública e que “implemente a sua agenda política e aumente as despesas com a defesa gradualmente, sem comprometer o compromisso de Portugal com a responsabilidade orçamental”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS: “Resultados dão mais força à AD, mas estabilidade do Governo pode enfrentar desafios”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião