Atena compra empresa espanhola para dar “dimensão ibérica” à Plastrofa
Gestora de private equity estreia-se em Espanha para juntar a Manufacturas Polisac à participada da Trofa e criar um grupo ibérico nas embalagens plásticas flexíveis com vendas de 24 milhões de euros.
A Atena Equity Partners comprou a espanhola Manufacturas Polisac, especialista em sacos técnicos para os setores de segurança, logístico, industrial e alimentar, para reforçar a internacionalização da sua participada Plastrofa, cuja propriedade é agora partilhada com a CoRe Capital.
Este investimento no país vizinho, concretizado através do fundo Atena II, “enquadra-se na estratégia de internacionalização da empresa da Trofa, criando um “grupo ibérico com uma posição relevante no setor das embalagens plásticas flexíveis”, destaca a sociedade gestora de fundos de private equity.
Em conjunto, a Plastrofa e a Manufacturas Polisac têm um volume de negócios superior a 24 milhões de euros e empregam cerca de 130 pessoas. Com produção em Portugal e Espanha e exportações para mais de uma dezena de países, disponibilizam soluções de embalagens em plástico flexível e filmes técnicos, sob a forma de manga, filme, folha e saco.
Na aquisição da empresa de Segóvia, a Atena Equity Partners contou com a assessoria da Albia / IMAP (M&A), da Deloite Espanha (due dilligence financeira, tax e ambiental) e da Cuatrecasas (legal). Do lado do vendedor, a assessoria de M&A e legal esteve a cargo da Ecovis.
“A Atena tem um compromisso com o desenvolvimento dos negócios adquiridos, nomeadamente na sua expansão orgânica e no crescimento por aquisições, permitindo a internacionalização dos negócios e o ganho de dimensão e escala”, frisa Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, que entrou no capital da empresa nortenha há precisamente dois anos.

Citado em comunicado, o gestor acrescenta que esta aquisição permite à Plastrofa “ganhar dimensão ibérica e reforçar a sua internacionalização, juntando-se a um conjunto alargado de investimentos já realizados no desenvolvimento das operações”.
Além de ter profissionalizado a gestão e obtido a certificação alimentar BRC, elenca a sociedade liderada por Miguel Lancastre, reforçou a sua capacidade produtiva e investiu em sustentabilidade, com a instalação de uma moderna unidade de tratamento de compostos orgânicos voláteis.
Por outro lado, a aquisição da Manufacturas Polisac representa o primeiro investimento no mercado espanhol por parte da Atena, que garante o interesse em investir em empresas na Península Ibérica que permitam “criar players com posições de liderança nos seus setores de atividade, promovendo sinergias e gerando novas oportunidades”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atena compra empresa espanhola para dar “dimensão ibérica” à Plastrofa
{{ noCommentsLabel }}