Atena compra empresa espanhola para dar “dimensão ibérica” à Plastrofa

Gestora de private equity estreia-se em Espanha para juntar a Manufacturas Polisac à participada da Trofa e criar um grupo ibérico nas embalagens plásticas flexíveis com vendas de 24 milhões de euros.

A Atena Equity Partners comprou a espanhola Manufacturas Polisac, especialista em sacos técnicos para os setores de segurança, logístico, industrial e alimentar, para reforçar a internacionalização da sua participada Plastrofa, cuja propriedade é agora partilhada com a CoRe Capital.

Este investimento no país vizinho, concretizado através do fundo Atena II, “enquadra-se na estratégia de internacionalização da empresa da Trofa, criando um “grupo ibérico com uma posição relevante no setor das embalagens plásticas flexíveis”, destaca a sociedade gestora de fundos de private equity.

Em conjunto, a Plastrofa e a Manufacturas Polisac têm um volume de negócios superior a 24 milhões de euros e empregam cerca de 130 pessoas. Com produção em Portugal e Espanha e exportações para mais de uma dezena de países, disponibilizam soluções de embalagens em plástico flexível e filmes técnicos, sob a forma de manga, filme, folha e saco.

Na aquisição da empresa de Segóvia, a Atena Equity Partners contou com a assessoria da Albia / IMAP (M&A), da Deloite Espanha (due dilligence financeira, tax e ambiental) e da Cuatrecasas (legal). Do lado do vendedor, a assessoria de M&A e legal esteve a cargo da Ecovis.

“A Atena tem um compromisso com o desenvolvimento dos negócios adquiridos, nomeadamente na sua expansão orgânica e no crescimento por aquisições, permitindo a internacionalização dos negócios e o ganho de dimensão e escala”, frisa Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, que entrou no capital da empresa nortenha há precisamente dois anos.

Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners

Citado em comunicado, o gestor acrescenta que esta aquisição permite à Plastrofa “ganhar dimensão ibérica e reforçar a sua internacionalização, juntando-se a um conjunto alargado de investimentos já realizados no desenvolvimento das operações”.

Além de ter profissionalizado a gestão e obtido a certificação alimentar BRC, elenca a sociedade liderada por Miguel Lancastre, reforçou a sua capacidade produtiva e investiu em sustentabilidade, com a instalação de uma moderna unidade de tratamento de compostos orgânicos voláteis.

Por outro lado, a aquisição da Manufacturas Polisac representa o primeiro investimento no mercado espanhol por parte da Atena, que garante o interesse em investir em empresas na Península Ibérica que permitam “criar players com posições de liderança nos seus setores de atividade, promovendo sinergias e gerando novas oportunidades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atena compra empresa espanhola para dar “dimensão ibérica” à Plastrofa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião