Inteligência Artificial já transforma milhares de consultas médicas em Espanha
A Quirónsalud realizou quase um milhão de consultas com a sua ferramenta de IA generativa Scribe, já utilizada por mais de 5.000 profissionais do Grupo.
A entrada da Inteligência Artificial (IA) nas práticas médicas já não é uma promessa para o futuro, mas uma realidade crescente. Enquanto vários sistemas de saúde públicos em Espanha começam a testar este tipo de solução nos centros de cuidados primários, alguns grupos hospitalares do setor privado já estão a consolidar a sua utilização em grande escala.
Um dos casos mais avançados é o de Quirónsalud, que lançou um projeto de integração de IA generativa na consulta médica sob o nome de Scribe no final de 2024. Em poucos meses, a ferramenta foi utilizada em quase um milhão de consultas médicas e conta com mais de 5.000 profissionais envolvidos na sua utilização regular em diferentes centros do grupo.
A ferramenta permite transcrever a conversa entre o médico e o doente em tempo real, identificar automaticamente os elementos clinicamente relevantes e gerar um relatório estruturado, sem que o médico tenha de interromper a consulta ou desviar a atenção para um ecrã ou teclado. O relatório é revisto e validado antes de ser incluído no registo médico.
Como explica a Dr.ª Cristina Caramés, diretora de cuidados e investigação do Quirónsalud, “os pacientes estão muito satisfeitos nos inquéritos de avaliação dos cuidados, nos quais refletem que as consultas decorrem num diálogo constante, com total atenção do médico ao seu caso e às suas apreensões, sem distrações tecnológicas”.
O sistema, para além de automatizar a parte documental, orienta o profissional durante a consulta, sugere aspetos clínicos a explorar e estrutura a entrevista para evitar omissões. Ao final da consulta, o paciente recebe um relatório claro, sem tecnicismos ou abreviações, o que melhora a compreensão do diagnóstico e do tratamento e reforça a continuidade do atendimento.
Para os profissionais, um dos benefícios mais destacados é a redução da carga burocrática, principalmente nas primeiras consultas, onde é necessário registar mais informação. Além disso, destacam melhorias na elaboração dos relatórios, que passam a ser mais úteis tanto para o paciente quanto para outros especialistas envolvidos no seu acompanhamento.
“O facto de podermos prestar toda a atenção ao doente durante a consulta sem que esta seja diluída por dispositivos tecnológicos, de podermos olhá-lo nos olhos e perceber o que ele precisa, é a nossa forma de colocar no centro o que é mais importante para nós: as pessoas”, afirma o Dr. Caramés.
NOVO MODELO DE CUIDADOS
Este novo modelo de atendimento, centrado na voz e apoiado pela tecnologia, representa um passo em frente na evolução da prática clínica. Os profissionais do grupo também destacam que a ferramenta lhes permite atender melhor não apenas ao que o paciente diz, mas como ele diz, analisando seu tom, emoções e preocupações.
A adoção de ferramentas semelhantes noutros países, como o Reino Unido, a Suécia e a Suíça, já mostrou resultados promissores. Nestes contextos, a utilização da IA nas consultas reduziu significativamente o tempo gasto em tarefas administrativas, aumentou a satisfação dos doentes e melhorou a precisão do acompanhamento clínico. Estes casos internacionais reforçam a viabilidade destes sistemas como parte do futuro próximo dos cuidados de saúde.
Da mesma forma, a experiência da Quirónsalud mostra como este tipo de solução pode contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados, otimizar os tempos de consulta e reforçar a ligação entre o médico e o paciente. Um avanço que, segundo o Grupo, pode ser fundamental para enfrentar alguns dos desafios estruturais que a saúde enfrentará nos próximos anos.
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