UE receptiva a tarifas de Trump mas quer exceções em áreas chave, avança Bloomberg

  • ECO
  • 30 Junho 2025

Bruxelas quer que a administração Trump reduza as taxas aduaneiras nos setores farmacêutico, álcool, semicondutores e aviões comerciais.

A União Europeia está recetiva a um acordo comercial com os EUA que imponha taxas aduaneiras universais de 10% às suas exportações, mas pretende um compromisso dos americanos para reduzir as tarifas em setores chave, como o farmacêutico, álcool, semicondutores e aviação comercial, avança a Bloomberg.

Os responsáveis europeus também querem que os EUA implementem quotas e exceções para aliviar de forma efetiva as tarifas de 25% sobre os automóveis e componentes automóveis, assim como em relação às tarifas de 50% sobre o aço e o alumínio, segundo adiantaram fontes do processo à agência de notícias.

A Comissão Europeia, que tem a competência exclusiva das negociações comerciais da UE, considera que o acordo favorece ligeiramente os EUA, mas é algo com o qual poderiam concordar.

Donald Trump estabeleceu o dia 9 de julho como o prazo para fechar um acordo comercial com os parceiros económicos. No caso da UE, sem um acordo, as exportações do bloco europeias para os EUA terão uma taxa aduaneira de 50%.

As duas partes acreditam que podem alcançar um acordo comercial antes do prazo.

(notícia atualizada às 20h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE receptiva a tarifas de Trump mas quer exceções em áreas chave, avança Bloomberg

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião