Altice avança com programa de saídas voluntárias

O programa da empresa dona da Meo é "voluntário" e passa por rescisões amigáveis, pré-reformas e incentivos à reforma. Colaboradores têm até 31 de julho para aderir.

A Altice avançou esta segunda-feira com um programa de saídas voluntárias junto aos mais de 6 mil trabalhadores da empresa. O programa é “voluntário” e passa por rescisões amigáveis, pré-reformas e incentivos à reforma. Os trabalhadores têm até 31 de julho para manifestar o seu interesse no programa, apurou o ECO junto de duas fontes da companhia.

Oficialmente, a Altice não faz comentários, mas o programa, que foi esta segunda-feira dado a conhecer aos trabalhadores, é “voluntário, baseado na livre decisão dos colaboradores” e, segundo a informação prestada em documento interno pela empresa dona da Meo, a que o ECO teve acesso, “com condições acima da média do mercado”. Não foi divulgada nenhuma meta de redução do pessoal da operadora, que tem hoje 6.300 colaboradores.

Requalificar os quadros da operadora, num setor em transformação tecnológica, segundo fontes ouvidas pelo ECO, está na base desta redução de pessoal, que já tinha sido seguida pelos concorrentes. A NOS, no início de maio, avançou igualmente com uma reestruturação que passou pela redução de pessoal.

Quais os mecanismos de saídas previstos?

A redução de pessoal será feita através de pré-reformas — dirigido a colaboradores que completem 60 anos de idade e 15 de antiguidade até 30 de junho de 2026, que terão direito a 80% dos valores mensais salariais regulares (com exceção do subsídio de refeição), plano de saúde clássico e planos corporativos com as condições atuais e os planos de comunicações e do Meo Energia —, bem como rescisões por mútuo acordo. Neste caso, não há um limite de idade, tendo o colaborador direito a dois salários mensais por cada ano de serviço, bem como à extensão de benefícios sociais por dois anos, podendo recorrer aos serviços da empresa especializada em outplacement, a Lee Hecht Harrison-DBM.

A empresa tem ainda previsto um mecanismo, dirigido aos trabalhadores já elegíveis para a reforma, mas que ainda estão a trabalhar, de incentivos à reforma/aposentação. Neste caso, a Meo prevê um prémio extraordinário de saída, no valor de 15 mil euros a quem requeira a reforma/ aposentação até 31 de dezembro.

Em 2024, as receitas da Altice Portugal estagnaram nos 2.775 milhões de euros em 2024. O crescimento anual foi de 0,7%. E excluindo o negócio da Altice Labs, as receitas aumentaram 5,4% face a igual período do ano anterior. Já o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da operadora de telecomunicações encolheu 1,2% no ano passado, comparativamente ao ano anterior, penalizado também pela performance da antiga PT Inovação, onde as vendas globais de equipamentos e hardware prejudicaram o crescimento. Sem esse impacto, o lucro operacional da Meo registou um acréscimo de 3,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice avança com programa de saídas voluntárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião