Britânica Zango AI levanta 4,1 milhões e aponta mira a Portugal

"Estamos muito empenhados em construir uma presença no mercado português, tanto em termos de clientes como recrutamento", diz cofundador. Em Portugal, o Novobanco já usa solução da startup.

Ritesh Singhani e Shashank Agarwal, cofundadores da Zango AI.

A britânica Zango AI acaba de levantar 4,1 milhões de euros e está apostada em fazer crescer a sua presença no mercado português, onde o Novobanco já usa os seus serviços de compliance financeira com agentes de IA. Liderada pela Nexus Venture Partners, a ronda seed contou ainda com a participação da portuguesa Start Ventures.

“Estamos muito empenhados em construir uma presença no mercado português, tanto em termos de clientes como recrutamento. Estamos em conversações com três dos seis maiores bancos em Portugal, depois do sucesso com o Novobanco. Iremos contratar profissionais de legal e compliance de Portugal que nos possam ajudar a treinar a IA com as regulações locais”, diz Ritesh Singhania, cofundador da startup, ao ECO.

Fundada no ano passado por Ritesh Singhani (ex-ClearGlass, plataforma de compliance em pensões), e Shashank Agarwal (ex-Third Watch, startup de deteção de fraude com IA, adquirida pela Razorpay), a empresa opera globalmente, com escritórios em Londres, São Francisco e Bangalore, sendo que a sua solução de compliance regulatório, já está a ser usada por neobancos, como o Monzo e o Juni.

“Estamos focados em serviços financeiros, usando Agentes IA para automatizar worflows manuais em compliance, libertando as equipas de compliance para trabalhar em projetos estratégicos”, diz Ritesh Singhania, ao ECO.

Em Portugal, trabalham com o Novobanco. Mas há planos para fazer crescer a carteira de clientes para outros setores. “Estamos a falar com outros grandes bancos e seguradoras. Um dos nossos investidores institucionais, a Start Ventures (apoiada pela Fidelidade e Banco de Investimento) também é portuguesa”, diz ainda.

A Start Ventures é uma das participantes da ronda seed, liderada pela Nexus Venture Partners, sociedade de capital de risco com mais de 2,3 mil milhões de euros sob gestão, que contou ainda com a South Park Commons, Richard Davies, CEO do Allica Bank, Alan Morgan, ex-diretor de Serviços Financeiros da McKinsey (EMEA), Mark Ransford, a Notion Capital e a No Label Ventures.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Britânica Zango AI levanta 4,1 milhões e aponta mira a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião