Von der Leyen enfrenta moção de censura na próxima semana
Parlamento Europeu debate na próxima segunda-feira a moção de censura e vota na quinta o futuro da presidente da Comissão Europeia. A iniciativa partiu da extrema-direita.
Os eurodeputados vão votar, na próxima quinta-feira, em Estrasburgo, uma moção de censura a Ursula von der Leyen, avança esta quarta-feira o site Eurativ. A iniciativa contra a presidente da Comissão Europeia partiu de um eurodeputado romeno, Gheorghe Piperea, do grupo político Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) – da ala direita do Parlamento Europeu, que inclui o partido de Georgia Meloni.
Piperea conseguiu reunir 79 assinaturas, acima do limite mínimo (72) necessário para desencadear a moção de censura, que se prevê que seja apenas simbólica. A maioria dos grupos políticos já sinalizou que votará contra. É a primeira vez, desde 2014, que um líder do executivo europeu enfrenta uma iniciativa do género.
O eurodeputado argumenta que a moção de censura se deve ao polémico dossier das mensagens trocadas entre von der Leyen e o presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, durante a negociações de vacinas em plena pandemia. As mensagens nunca saíram a público, apesar dos vários processos a exigir mais transparência da presidente da Comissão no primeiro mandato.
Segundo o Eurativ, Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, já informou os grupos políticos que a moção cumpre os requisitos e deve ser votada na próxima quinta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Von der Leyen enfrenta moção de censura na próxima semana
{{ noCommentsLabel }}