Sob forte pressão, ministra da Saúde diz estar de “consciência tranquila”. “Nunca desistirei”

  • Lusa
  • 8 Julho 2025

Ana Paula Martins está "absolutamente de consciência tranquila" e nunca irá desistir das missões que lhe forem confiadas pelo primeiro-ministro, assegura.

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta terça-feira que está “absolutamente de consciência tranquila” e nunca irá desistir das missões que lhe forem confiadas pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

“Eu estou absolutamente de consciência tranquila, naturalmente, e todos os dias trabalho — quero que os portugueses saibam isso — para resolver problemas”, disse a governante aos jornalistas, após ser questionada se iria desistir do socorro em Portugal, na sequência dos mais recentes casos a envolverem o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). E precisou: “Nunca desistirei de nenhuma das missões que me forem conferidas pelo primeiro-ministro”.

Falando após a apresentação do “Relatório da Reformulação dos Alimentos em Portugal — 2018-2023” no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Ana Paula Martins reiterou que “nunca” fugirá dos problemas. “Eu não fujo e não fugirei de nenhum problema. E assumir responsabilidades significa ficar, resolver, dar a cara de uma maneira empática, com a compaixão pelas situações e pelos desfechos que, naturalmente, são absolutamente indesejáveis e que nós temos sempre que compreender, mas não desistirei, enquanto o primeiro-ministro, assim o entender, de melhorar o Serviço Nacional de Saúde”, vincou.

Ana Paula Martins acrescentou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “é chave mestra da resposta à saúde a todos, todos, todos, sobretudo àqueles que mais precisam”.

Na última semana, duas mulheres grávidas, da região de Setúbal, perderam os seus bebés e um homem em estado grave esperou mais de cinco horas para ser transferido do Hospital da Covilhã para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sob forte pressão, ministra da Saúde diz estar de “consciência tranquila”. “Nunca desistirei”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião