Exclusivo Madalena Cascais Tomé está de saída da SIBS

Madalena Cascais Tomé deixa a liderança da dona do MB Way ao fim de dez anos para assumir um desafio internacional.

Ao fim de dez anos, Madalena Cascais Tomé vai deixar a liderança da SIBS, empresa detida pelos principais bancos e que detém os populares meios de pagamento eletrónicos MB Way e Multibanco, revelaram ao ECO duas fontes do setor bancário. A gestora já comunicou internamente e deixa o cargo em setembro, não havendo ainda uma decisão sobre o sucessor.

Após a divulgação da notícia, a SIBS confirmou a saída da CEO que “irá abraçar um desafio internacional”, mas sem indicar qual. Acrescenta ainda que a sua saída ocorrerá em setembro e que após essa data as funções executivas do conselho de administração serão exercidas pelo chairman, Vítor Fernandes, ex-administrador do Novobanco.

No início do mês, Madalena Cascais Tomé tinha sido eleita presidente da EMPSA, a associação europeia de pagamentos móveis que reúne 11 sistemas de pagamentos, representando aproximadamente 110 milhões de utilizadores.

Madalena Cascais Tomé foi nomeada pela primeira vez para a SIBS em 2015, depois de passagens pela Portugal Telecom e pela consultora McKinsey. Foi reeleita pela última vez na liderança da empresa de pagamentos há cerca de um ano — para cumprir um mandato de três anos.

A empresa é detida pelos maiores bancos num modelo de coopetição. É o principal operador do mercado de pagamentos em Portugal, explorando a rede MB e também os populares meios de pagamento Multibanco e MB Way. Está presente em vários países, incluindo Polónia, Roménia, França e Países Baixos, além dos PALOP.

Por conta da sua posição dominante no mercado, tem sido alvo de ações da Autoridade da Concorrência e também do Banco de Portugal nos últimos anos.

Com mais de 1.600 trabalhadores, a SIBS registou vendas de quase 370 milhões de euros no ano passado, subindo 24% em relação a 2023, tendo alcançado um lucro de 56,6 milhões, mais 19% em termos homólogos.

(Notícia atualizada às 14h00 com confirmação oficial da SIBS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madalena Cascais Tomé está de saída da SIBS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião