Portuense Reckon.ai capta 5,1 milhões para levar retalho inteligente para os EUA

Com cerca de 40 pessoas, a startup do Porto quer reforçar a equipa de desenvolvimento, growth & customer success e operações. O objetivo é chegar a 2026 com cerca de 80 pessoas.

Da esquerda para a direita, Luis Guerra (COO), Paulo Ribeiro (CTO e Co-founder), Ana Pinto (CEO e co-founder) e João Ferreira (CFO) da Reckon.ai.

A Reckon.ai captou 5,1 milhões de euros para alavancar a sua expansão internacional, impulsionando a operação da startup portuense de micro lojas inteligentes nos EUA e estendendo a atividade a novos segmentos de mercado.

“Na Reckon.ai, a nossa missão é redefinir a forma como os consumidores interagem com as compras, tornando-as mais simples, intuitivas e práticas. Este investimento marca um momento decisivo para a empresa por que vai acelerar a expansão global e a inovação contínua da tecnologia. Estamos muito entusiasmados por levar o futuro do retalho a mais locais e setores, capacitando as empresas e surpreendendo os consumidores”, diz Ana Pinto, CEO da Reckon.ai, citada em comunicado.

Com esta ronda — liderada pela Iberis Capital, com a participação da Alea e da Touro — eleva-se para 8,5 milhões o capital já levantado pela startup. Com esta injeção de capital, a Reckon.ai pretende expandir as suas soluções para novos segmentos de mercado, como o farmacêutico, cosmética e eletrónica, e “reforçar a presença em mercados estratégicos europeus e alavancar a atividade nos Estados Unidos”, informa. Atualmente, a startup opera em mais de dez mercados, como Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Reino.

Com sede no Porto, a startup desenvolveu armários inteligentes que utilizam IA e visão computacional para proporcionar experiências de compra, com check-out autónomo e sem interação humana. Atualmente, a tecnologia da Reckon.ai já é usada por grandes retalhistas, como a Jerónimo Martins (Pingo Doce), a Carrefour, a Sonae (Continente), a IKEA, a Rewe, Lekkerland e a Petit Forestier, entre outras.

O movimento de expansão será acompanhado pelo reforço de equipa. Neste momento, com cerca de 40 pessoas — no início do ano eram 20 — e vão querer reforçar a equipa de desenvolvimento, growth & customer success e operações. O objetivo é chegar a 2026 com cerca de 80 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuense Reckon.ai capta 5,1 milhões para levar retalho inteligente para os EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião