Gigante agroindustrial das famílias Relvas e Anjinho chega à prateleira com sumo do Brasil

Ao fim de meio século, o conglomerado agroindustrial Reagro, que fatura mais de mil milhões por ano, lança-se pela primeira vez no mercado de consumo. Estreia-se com a marca Montebelo Brasil.

Luciano Gil e João Relvas durante a apresentação da Montebelo e da Reagro Xperience

Fundada em 1977 por três médicos veterinários oriundos de África – Alexandre Relvas, João Anjinho e Fernando Dias –, para prestar serviços de nutrição animal e acompanhamento técnico, a Reagro reclama atualmente o estatuto de maior empresa do setor agroalimentar na Península Ibérica, com um volume de negócios superior a mil milhões de euros e mais de quatro milhões de toneladas de produtos movimentados por ano.

Depois de nos anos 1990 ter entrado no comércio de matérias-primas como cereais, sementes, leguminosas, oleaginosas e outros componentes para alimentação animal, e de diversificar o negócio para áreas como a secagem de milho, nutrição equina, produção de cereais em flocos ou extração de soja, expandindo também para Espanha (regiões da Estremadura e Andaluzia), o grupo sediado em Lisboa e controlado pelas famílias Relvas e Matos Anjinho decidiu agora lançar-se pela primeira vez no mercado de consumo.

Este novo capítulo no B2C, com a criação da Reagro Xperience, é o culminar de um caminho que sempre quisemos traçar: chegar ao consumidor final com produtos cuja origem conhecemos, controlamos e valorizamos.

João Relvas

CEO do Grupo Reagro

Através da Reagro Xperience, o histórico grupo que nas últimas semanas juntou-se à Fortitude Capital para comprar a Iberol e a Biovegetal, passa assim a ter uma operação dirigida ao consumidor final. Esta nova unidade de negócios é comandada por Luciano Gil, vai ter uma equipa autónoma e marca a entrada no canal B2C (business-to-consumer) para “reforçar a presença em setores estratégicos como a alimentação saudável, a sustentabilidade e a inovação na cadeia farm-to-fork”.

“Este novo capítulo no B2C, com a criação da Reagro Xperience, é o culminar de um caminho que sempre quisemos traçar: chegar ao consumidor final com produtos cuja origem conhecemos, controlamos e valorizamos. Acreditamos que só assim é possível garantir alimentos de qualidade, com rastreabilidade total e impacto positivo na saúde e no planeta”, referiu João Relvas, CEO do Grupo Reagro, que apresentou a marca a stakeholders institucionais e comerciais numa sessão em Lisboa. Segundo dados fornecidos ao ECO, o grupo conta com “mais de 150 colaboradores e parceiros operacionais”.

Luciano Gil apresentou a Montebelo e a Reagro Xperience a um grupo de stakeholders institucionais e comerciais, em Lisboa

O primeiro lançamento da nova empresa do grupo é a marca de sumos e bebidas frescas Montebelo Brasil, concebida e desenvolvida pela Louis Dreyfus Company (LDC). Chega ao mercado português com um portefólio inicial de seis gamas e já está presente em cadeias de distribuição como o Pingo Doce e o El Corte Inglés. Até ao final do ano, o plano de expansão prevê “atingir pontos de venda em todo o território nacional, com especial foco em cadeias de retalho alimentar, parcerias de proximidade e canal Horeca”.

Descrevendo a Reagro Xperience como “uma resposta natural à evolução do setor alimentar e às exigências de um consumidor cada vez mais informado e exigente”, o diretor-geral, Luciano Gil, fala no “início de um novo capítulo” na história do grupo, com uma marca que chega às prateleiras e mesas portuguesas com “potencial para dinamizar a categoria dos sumos frescos, que ainda tem muito espaço para crescer em Portugal”.

Sem querer contabilizar o investimento feito na Reagro Xperience, questionado pelo ECO sobre que outros produtos de alimentação humana querem juntar ao portefólio, fonte oficial respondeu que está a estudar o lançamento de novas gamas como “snacks naturais e funcionais, produtos de base vegetal, sem esquecer categorias emergentes ligadas ao bem-estar e à nutrição de precisão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gigante agroindustrial das famílias Relvas e Anjinho chega à prateleira com sumo do Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião