Banco Montepio lucra 70,7 milhões em semestre recorde

O resultado líquido da instituição cresceu 2,8% no primeiro semestre, face ao mesmo período do ano passado, atingindo um "máximo histórico semestral".

O Banco Montepio lucrou 70,7 milhões de euros no primeiro semestre, mais 2,8% do que no mesmo período de 2024. É um “novo máximo histórico semestral”, indica a própria instituição liderada por Pedro Leitão.

Numa primeira metade de ano em que “a atividade comercial manteve uma evolução favorável”, a margem financeira foi penalizada pela descida das taxas de juro: de 198,6 milhões no primeiro semestre de 2024, passou para 167,2 milhões nesta primeira metade de 2025, uma quebra de 51,5 milhões. Fruto também do “efeito de refixação das taxas de juro dos contratos”, explica o banco.

Essa tendência acabou por penalizar inevitavelmente o produto bancário, que ascendeu a 226 milhões, o que representa uma quebra de 11,4% neste importante indicador financeiro.

As receitas com comissões aumentaram de 63,1 milhões para 65,8 milhões no semestre, em termos homólogos, mais 4,3%. “Esta evolução foi determinada, essencialmente, pelo aumento das comissões associadas à atividade de mercado e à mediação de seguros, refletindo o dinamismo comercial e a expansão do negócio”, justifica o Banco Montepio.

A nível operacional, o crédito a clientes em termos brutos cresceu 5,6%, para 12.534 milhões de euros. Já os depósitos mantidos na instituição atingiram 15.590 milhões, reforçando-se em 4,2% face ao final do mesmo período de 2024.

Enquanto isso, os custos operacionais do semestre agravaram-se para 143 milhões de euros, refletindo também “os acréscimos dos custos com pessoal”, que aumentaram 3,1% no período.

No final do semestre, o rácio CET1 do Banco Montepio era de 16,3%, “traduzindo uma confortável posição acima do requisito mínimo regulamentar de 9,02%”.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio lucra 70,7 milhões em semestre recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião