Chinesa Baidu e concorrente da Uber vão trazer táxi-robô para a Europa

O plano é começar pela Alemanha e pelo Reino Unido em 2026 e alargar a frota a pela Europa ao longo dos próximos anos.

A empresa chinesa Baidu, especializada em inteligência artificial, e a Lyft, uma das maiores concorrentes da Uber, anunciaram uma parceria estratégica para implementar táxis-robô na Europa no próximo ano.

O acordo prevê que a Lyft – que este ano comprou a Free Now por 175 milhões de euros para entrar na Europa – utilize os veículos autónomos da Baidu (Apollo Go) nos principais mercados europeus. O plano é começar pela Alemanha e pelo Reino Unido em 2026 e alargar a frota a pela Europa ao longo dos próximos anos, mas ainda requer aprovação regulatória.

“Esta colaboração representa o nosso compromisso em tornar a mobilidade autónoma acessível em todo o mundo, trabalhando com parceiros locais que compreendem as suas comunidades”, comentou o cofundador, presidente e CEO da Baidu, Robin Li, acrescentando que significa integrar a sua tecnologia de ponta de condução autónoma com uma plataforma de transporte de passageiros com “alcance e expertise operacional”.

Este é o primeiro passo dos táxis autónomos na Europa, uma vez que estas viagens sem motorista só são possíveis de realizar na China, na América ou nos Emirados Árabes Unidos (Dubai e Abu Dhabi). No caso da Apollo Go (Baidu), está presente em 15 cidades, onde fez cerca de 11 milhões de viagens em mil carros veículos autónomos.

Nos Estados Unidos é a Waymo One, da dona da Google, que lidera este mercado dos táxi-robô, onde a Tesla se lançou recentemente com testes em Austin.

No entanto, houve duas desistências sonantes. No final do ano passado, a General Motors pôs fim ao desenvolvimento de táxis autónomos, através da subsidiária Cruise, “dado o tempo e os recursos consideráveis que seriam necessários para expandir o negócio, juntamente com um mercado de táxis-robô cada vez mais competitivo”. Dois anos antes, fechou a Argo AI, uma startup apoiada pela Ford e Volkswagen e dedicada ao mesmo negócio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chinesa Baidu e concorrente da Uber vão trazer táxi-robô para a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião