Trump prepara aumento substancial de tarifas à Índia. “Ataque é injustificado e irracional”, responde governo indiano

Trump justificou o aumento das tarifas por a Índia continua a comprar petróleo russo. O governo indiano lembra que os EUA incentivaram as importações para reforçar a estabilidade dos mercados globais.

O presidente dos EUA anunciou esta segunda-feira que vai “aumentar substancialmente” a tarifa paga pela Índia aos EUA. Donald Trump acusou o país de lucrar com transações de petróleo russo.

“A Índia não está apenas a comprar enormes quantidades de petróleo russo, como também, em seguida, a vender grande parte do petróleo adquirido no mercado aberto com grandes lucros”, disse o republicano na rede Truth Social. “Eles não se importam com a quantidade de pessoas que estão a ser mortas pela máquina de guerra russa. Por isso, aumentarei substancialmente a tarifa paga pela Índia aos EUA”, afirmou.

Em reação, o governo da Índia considera que a decisão de os EUA aumentarem as tarifas sobre as importações indianas, em retaliação pela compra de petróleo russo, é um “ataque injustificado e irracional”.

“Como qualquer grande economia, a Índia tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar os seus interesses nacionais e a sua segurança económica”, informou o porta-voz do Ministério das Relações Externas da Índia, em comunicado.

Nova Deli responde à Casa Branca com a lembrança de que a maior economia do mundo continua a importar da Rússia hexafluoreto de urânio para a indústria nuclear, paládio para utilizar nos mercados dos veículos elétricos, fertilizantes e produtos químicos. E faz ainda acusações à União Europeia, referindo que em 2024 fez transações comerciais com a Rússia de 67,5 mil milhões de euros em mercadorias.

“A Índia começou a importar da Rússia porque os fornecimentos tradicionais foram desviados para a Europa após o início do conflito [com a Ucrânia]. Os Estados Unidos, na altura, incentivaram ativamente estas importações por parte da Índia para reforçar a estabilidade dos mercados globais de energia”, esclarece o governo de Narendra Modi, acrescentando que a aquisição visa “garantir custos de energia previsíveis e acessíveis” para os consumidores indianos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump prepara aumento substancial de tarifas à Índia. “Ataque é injustificado e irracional”, responde governo indiano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião