Acionistas do Sabadell aprovam venda de banco britânico e dividendo em plena OPA
Em plena OPA do BBVA, os acionistas do Sabadell aprovaram a venda do TSB por 3,1 mil milhões ao Santander e ainda um dividendo histórico de 2,5 mil milhões.
Os acionistas do Sabadell aprovaram esta quarta-feira a venda da sua filial britânica e ainda a distribuição de um dividendo histórico de 2,5 mil milhões de euros em plena oferta pública de aquisição (OPA) do rival BBVA.
Em assembleia geral extraordinária, a maioria dos acionistas presentes (99,6%) deu “luz verde” à alienação do TSB ao Santander por cerca de 3,1 mil milhões de euros.
Momentos mais tarde, e com um quórum de quase 70% do capital representado na reunião magna, aprovaram o pagamento do maior dividendo da história do Sabadell por conta do excesso de capital gerado pela venda no Reino Unido, com o presidente Josep Oliu a defender que a proposta “está em linha com a política do banco, antes mesmo da formulação da OPA do BBVA”.
No final da sua intervenção, Oliu apelou aos acionistas que aproveitem o verão para “refletirem bem” em relação ao “dia em que decidirem se querem que o projeto solitário de Sabadell como banco de referência do país continue”.
O BBVA lançou uma OPA hostil sobre o Sabadell há mais de um ano e já teve luz verde do Banco Central Europeu (BCE) e da Autoridade da Concorrência espanhola.
Em junho passado, o BBVA decidiu manter a oferta de 11 mil milhões de euros depois de o Governo espanhol ter endurecido as condições do negócio, incluindo a proibição de fusão durante três anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionistas do Sabadell aprovam venda de banco britânico e dividendo em plena OPA
{{ noCommentsLabel }}