Governo espera que apoio chegue numa semana a lesados pelos incêndios

A preocupação do Governo e das autarquias relacionada com as consequências dos incêndios prende-se com a "celeridade do processo" no apoio à alimentação dos animais dos agricultores.

O Governo espera começar a apoiar os agricultores afetados pelos incêndios numa semana. “Se as autarquias fizerem chegar os pedidos no início da próxima semana, na semana seguinte já os lesados vão começar a receber o dinheiro nas suas contas“, disse esta quinta-feira Castro Almeida, ministro da Economia e da Coesão Territorial.

A preocupação do Governo e das autarquias relacionada com as consequências dos incêndios prende-se com a “celeridade do processo” no apoio aos agricultores, uma vez que a alimentação dos animais “não dá para esperar muito tempo”, assim como na recuperação de casas e fábricas ardidas, disse aos jornalistas após reunião com autarcas que viram os seus municípios afetados.

Nesse sentido, “vamos procurar ter um processo o mais ágil possível”, sendo que “o que está combinado com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro é que se as autarquias fizerem chegar os pedidos no início da próxima semana, na semana seguinte já os lesados vão começar a receber o dinheiro nas suas contas. É de facto um procedimento muito expedito, é o mais expedito que se pode fazer, mas é uma exigência das circunstâncias atuais”, acrescentou o ministro.

“As pessoas pedem-nos que sejamos rápidos na resposta. Vamos fazer o máximo possível e evitar ao máximo as burocracias para ajudar quem precisa. É para isso que o Estado existe, para ajudar quem precisa mais em cada momento”.

Sobre o apoio na reconstrução de primeiras habitações, caberá às respetivas câmaras municipais, acompanhadas por um técnico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, fazerem uma avaliação de quando custa reparar o edifício, após o que o Governo avançará “imediatamente” com 50% do valor da obra, para que as pessoas possam “começar a reconstruir a casa imediatamente”, explicou ainda o ministro.

Em relação à quantificação dos prejuízos, Castro Almeida disse que estes são “claramente maiores” em relação ao ano passado, mas que ainda não é possível fazer esse cálculo, desde logo por ainda haver incêndios a acontecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espera que apoio chegue numa semana a lesados pelos incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião