Hoje nas notícias: Pingo Doce, Montepio e reformas da Função Pública

  • ECO
  • 1 Setembro 2025

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Jerónimo Martins vai contestar em tribunal a legalidade da cobrança 9,6 milhões de euros a título de contribuições da Taxa Social Única, enquanto o Governo vai estudar novo código e nova supervisão para as associações mutualistas, das quais o Montepio Geral é a maior. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Pingo Doce vai contestar cobrança de 9,6 milhões de TSU

Depois de ter sido notificada em julho para pagar as contribuições relativas ao período de maio de 2021 a setembro de 2023, “alegadamente incidentes sobre benefícios extraordinários pagos a trabalhadores”, o grupo Jerónimo Martins vai contestar em tribunal a legalidade da cobrança 9,6 milhões de euros a título de contribuições da Taxa Social Única (TSU) que estarão em falta.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo prepara revisão das regras que puseram Montepio numa encruzilhada

O Governo vai estudar novo código e nova supervisão para as associações mutualistas. As alterações às regras vão afetar a maior mutualista do país, com mais de 600 mil associados, o Montepio Geral, que se encontra numa situação de difícil resolução no que diz respeito ao cumprimento das atuais regras de supervisão.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Cerca de 400 reformas de funcionários públicos acima dos cinco mil euros mensais

Até setembro deste ano foram registados 393 funcionários do Estado que se aposentaram com um valor acima de cinco mil euros mensais, mais 30 do que há um ano atrás. Juízes e administradores hospitalares têm as reformas mais recheadas. Alberto Pimenta, ex-diretor dos CTT surge no topo da lista, com 9.570,94 euros mensais brutos, seguido de Álvaro Monteiro, médico que foi vice-presidente do município de Espinho, com 8.822,35 euros, e o juiz conselheiro Lopes da Mota, aposentado desde março com 8.056,34 euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Mais de um terço dos candidatos à Câmara de Lisboa vivem fora da cidade

Mais de um terço dos dez primeiros candidatos das nove listas que se apresentam à Câmara de Lisboa residem fora da capital, ou pelo menos estão recenseados noutros concelhos. Contas feitas, entre os dez primeiros nomes das listas à Câmara lisboeta há 32 candidatos que residem noutros concelhos, e ainda uma que vive fora de Portugal. Só 57 estão recenseados em Lisboa, incluindo todos os da coligação liderada por Alexandra Leitão.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Estado corta apoios sociais

O Movimento Cidadão Diferente e a Associação Nacional de Cuidadores Informais recebem “centenas” de denúncias de pessoas a queixarem-se que estão a perder apoios sociais por a Segurança Social estar a incluir as prestações sociais por deficiência, por dependência e as prestações por encargos como rendimentos, sem que tenha havido qualquer alteração à lei. Ministério da Segurança Social não esclareceu porque foi alterado o cálculo dos rendimentos destas famílias.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pingo Doce, Montepio e reformas da Função Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião