Candidaturas ao Sifide caem 44% com regras mais rígidas

  • ECO
  • 8 Setembro 2025

O investimento declarado nas candidaturas, em 2024, ascende a 2.020 milhões de euros, uma diminuição de 28% face aos 2,79 mil milhões do ano anterior.

A Agência Nacional de Inovação (ANI) recebeu até maio 3.137 candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). São menos 2.568 face às 5.705 de 2023, um ano recorde, avança o Jornal de Negócios. A redução é explicada pelo endurecimento dos critérios de acesso aos créditos fiscais por investimento em inovação através da participação em fundos de investimento.

A descida de 44% é a maior já registada mas, segundo a ANI, era esperada. “A redução significativa do número de candidaturas no exercício de 2024 deve-se, essencialmente, à diminuição das candidaturas dos fundos”, refere a agência em resposta ao Jornal de Negócios. “O designado Sifide direto, ou seja, as candidaturas apresentadas por empresas que realizam atividades de I&D, continuou a registar um número de candidaturas semelhante ao do ano anterior”, acrescentou a ANI.

O investimento declarado nas candidaturas, em 2024, ascende a 2.020 milhões de euros, uma diminuição de 28% face aos 2,79 mil milhões do ano anterior. Candidaturas que deverão começar a ter resposta ao longo das próximas semanas.

Os dados atualizados da ANI revelam que das 5.705 candidaturas de 2023, foram aprovadas 4.242 (74% do total), com o total de investimento final apurado de 1,34 mil milhões de euros (48% do valor declarado pelos candidatos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidaturas ao Sifide caem 44% com regras mais rígidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião