Fusões e aquisições movimentam mais de cinco mil milhões até agosto
Concretizaram-se 374 negócios, o que representa uma queda de 11% em relação aos mesmos oito meses de 2024, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela TTR Data.
Sem surpresas, o pico do verão não foi suficiente para recuperar o mercado das fusões e aquisições em Portugal. Entre os meses de janeiro e agosto, o mercado transacional português registou 374 negócios concretizados, o que representa uma queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela TTR Data.
As operações totalizaram 5,5 mil milhões de euros, portanto menos 39% de capital mobilizado em comparação com os primeiros oito meses de 2024. Importa explicar que menos de metade (40%) das transações revelaram os valores envolvidos e a compra do Novobanco pelo grupo francês BPCE ainda não está catalogada nas tabelas para contagem geral, tendo em conta a assinatura de um “memorando de entendimento”.
Assim, o setor de imobiliário manteve-se como o mais ativo em 2025, com 63 transações, seguindo-se Internet, Software & Serviços de Tecnologias da Informação com 41 operações de M&A (Mergers & Acquisitions). Analisando apenas o mês de agosto, registaram-se 39 fusões e aquisições, entre anunciadas e concluídas, num valor acumulado 487,84 milhões de euros.
No âmbito transfronteiriço (cross-border) destacaram-se a Espanha e os Estados Unidos como os países que fizeram o maior número de investimentos em Portugal neste período (38 e 23, respetivamente) e por terem sido os principais destinos de investimento das empresas nacionais (com 22 e 13 transações, pela mesma ordem). Aliás, a quantidade de empresas norte-americanas que compraram empresas portuguesas aumentou a dois dígitos (+27%) em termos homólogos, sendo que ainda nem está registada a aquisição da Unbabel pela TransPerfect, de Nova Iorque.
Quanto ao private equity e capital de risco (venture capital) foram contabilizadas 50 transações (-7%) e 77 rondas de investimentos (-24%) num total de 502 milhões de euros. “No segmento de asset acquisitions [compra de ativos] foram registadas 93 transações com um valor de 2,6 mil milhões de euros, representando um crescimento de 5% no número de operações”, lê-se no documento, que confirma um movimento em contraciclo com o resto do mercado de M&A.
O negócio do mês de agosto, na opinião dos analistas da TTR Data, foi a conclusão da aquisição pela Altri da HeiQ AeoniQ por 35,5 milhões de euros. A operação em causa contou com a assessoria jurídica da Garrigues Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fusões e aquisições movimentam mais de cinco mil milhões até agosto
{{ noCommentsLabel }}