Cartão Navegante no telemóvel entra em fase de testes
A aplicação Navegante Mobile, que permitirá ter o passe mensal dos transportes da Grande Lisboa diretamente no telemóvel, entrou oficialmente em fase de testes.
O serviço que vai permitir ter no telemóvel o cartão dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa entrou oficialmente esta semana em fase de testes. A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) admite, num comunicado divulgado na quarta-feira, que o novo cartão digital dos transportes “poderá registar uma adesão massiva” quando for amplamente disponibilizado ao público.
Atualmente, os utilizadores regulares dos transportes na região da capital necessitam de ter um cartão físico onde é possível carregar os passes mensais — como o Navegante Municipal (30 euros, válido para um só concelho) e o Navegante Metropolitano (40 euros, válido para todos os concelhos da região). No entanto, o novo serviço Navegante Mobile vai permitir aos passageiros usarem diretamente o telemóvel como forma de acesso à rede de transportes públicos nos 18 concelhos da Grande Lisboa.
A “adesão massiva” que se espera vai “colocar uma elevada exigência sobre o sistema”, motivo pelo qual a entidade avança para este período de testes. Além disso, “ao envolver os utilizadores nesta fase de desenvolvimento, a TML pretende compreender melhor as suas necessidades, recolher feedback direto e preparar o terreno para uma adoção mais simples e eficaz deste produto Navegante”, lê-se no comunicado.
A aplicação vai estar disponível tanto para telemóveis com sistema iOS como Android. E, apesar de “desafiar” os passageiros a participarem no programa de testes, este está, por agora, condicionado: “Nesta etapa inicial, os convites serão enviados a beta testers já registados, que colaboraram em fases anteriores de testes da app Navegante, bem como a utilizadores que participaram em iniciativas da Carris Metropolitana. A TML está também a avaliar a possibilidade de abrir a novas inscrições para voluntários interessados em contribuir nesta fase”, acrescenta.
Para Rui Lopo, administrador da TML, “este é um passo decisivo na digitalização da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”. “Queremos garantir que o lançamento do Navegante Mobile acontece de forma robusta e segura, e nada melhor do que envolvermos desde já os utilizadores nesta etapa de testes”, conclui o gestor.
Foi em novembro de 2024 que o ECO noticiou que a Carris Metropolitana irá permitir usar o passe Navegante diretamente no telemóvel em 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cartão Navegante no telemóvel entra em fase de testes
{{ noCommentsLabel }}