Associação têxtil troca de presidente no meio da “incerteza” que afeta o setor

Ricardo Silva, CEO da Tintex, substituiu Mário Jorge Machado na liderança da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Veja a lista completa dos novos órgãos sociais para o triénio 2025–2027.

Ricardo Silva, CEO da Tintex Textiles, é o novo presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP)

Ao fim de seis anos no cargo, Mário Jorge Machado está de saída da liderança da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). O administrador da tirsense Adalberto, que passa a vice-presidente – a direção integra ainda Paulo Melo (Somelos) e Vítor Fernandes (TMG) –, vai ser substituído por Ricardo Silva, CEO da Tintex de Vila Nova de Cerveira, fundada pelo pai.

Além da escolha deste engenheiro químico para a presidência da direção, as eleições para os órgãos sociais da associação patronal para o triénio 2025–2027 conduziram ainda à escolha de Eduardo Moura e Sá (IDEPA) para a Mesa da Assembleia Geral e de José Guimarães (Fortiustex) para a presidência do conselho fiscal deste organismo setorial que tem sede em Vila Nova de Famalicão.

A troca de liderança na ATP acontece numa altura em que alguns grupos do têxtil e do vestuário estão a avançar com o fecho de unidades, planos de revitalização e o despedimento de centenas de pessoas. Um cenário que já levou os patrões a pedirem “medidas de urgência” para travar uma ‘sangria’ que pode ainda não ter terminado.

Devemos sentir orgulho pelo passado alcançado, força no presente exigente e vontade avassaladora pelo futuro que está à nossa frente.

Ricardo Silva

Novo presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP)

Citado em comunicado, Ricardo Silva alude a essa “incerteza e volatilidade” em que a associação terá “um papel de suporte e confiança ao setor mais especial do que nunca”.

“Informação relevante e atualizada para decisões ponderadas, influência assertiva e concretizadora e mecanismos de fomento de negócio e networking internacional têm potencial para gerar resultados especialmente enriquecedores para os nossos associados”, acrescenta.

Falando nesta indústria como “um exemplo de resiliência e de ambição tecnológica”, o novo presidente da ATP sublinha na mesma nota que “pela dimensão do setor na economia nacional e pela sua importância no panorama mundial, devemos sentir orgulho pelo passado alcançado, força no presente exigente e vontade avassaladora pelo futuro que está à nossa frente”.

Veja a lista completa dos novos órgãos sociais da ATP.

Direção

Presidente: Tintex Textiles, S.A., Ricardo Silva

Vice-Presidentes: Adalberto Textile Solutions, S.A., Mário Jorge Machado; Indústrias Têxteis Somelos, S.A., Paulo Melo; TMG – Tecidos para Vestuário e Decoração, S.A., Vítor Fernandes

Vogais: Spring Fashion & Design, Hélder Gonçalves; A. Ferreira & Filhos, Noel Ferreira; Impetus Portugal –Têxteis, S.A., Ricardo Figueiredo; O Segredo do Mar – Têxteis e Vestuário e Decoração, José Cardoso; Carmafil – Indústria Têxtil & Confeções, Lda., Catarina Cardoso; Têxteis J. F. Almeida, João Almeida; Trimalhas – Knit Inspiration, S.A., Carlos Neves; Riopele – Têxteis, S.A., Francisca Oliveira

Suplentes: JSB Oliveira & Oliveira, Lda., Alexandra Oliveira; Dune Bleue – Importação e Exportação de Artigos Têxteis, Lda., Ricardo Faria

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: IDEPA – Indústria de Passamanarias, Lda., Eduardo Moura e Sá

Vice-Presidente: LMA – Leandro Manuel Araújo, S.A., Alexandra Araújo

Secretário: Malhas Reistex, Lda., José Loureiro

Suplentes: Fitexar – Fibras Têxteis Artificiais, S.A., António Falcão; Confetil, S.A., Stéphane Picciotto

Conselho Fiscal

Presidente: Fortiustex – Comércio de Têxteis, S.A., José Guimarães

Vogais: Lipaco – Linhas para Confecções, Lda., Jorge Pereira; Primma – Produção Industrial de Moda em Malhas, Lda., Paulo Santos

Suplentes: Malhas Sonix, S.A., Samuel Costa; Alves Pereira Tapeçarias, S.A., Pedro Alves Pereira

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação têxtil troca de presidente no meio da “incerteza” que afeta o setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião