Quem é Larry Ellison, o líder da Oracle que ameaça Musk como o homem mais rico do mundo
O cofundador da Oracle mostrou desde cedo interesse pela área da programação, apesar de nunca ter concluído os estudos. É também um financiador do Partido Republicano de Donald Trump.

Larry Ellison com uma fortuna avaliada em 93 mil milhões de dólares.
Até à passada quarta-feira, o nome de Larry Ellison era desconhecido para muitos, embora aqueles mais ligados à área da tecnologia já o conhecessem. No entanto, a 10 de setembro, o magnata norte-americano esteve nas manchetes de todo o mundo ao aproximar-se de Elon Musk na disputa pelo título de pessoa mais rica do mundo. Por momentos, chegou mesmo a ocupar a primeira posição da lista elaborada pela Bloomberg. Este destaque surgiu após um dia histórico de valorização em bolsa para a Oracle, empresa da qual Ellison detém 41% das ações e na qual construiu grande parte da sua fortuna.
Lawrence Joseph Ellison, mais conhecido como Larry Ellison, nasceu a 17 de agosto de 1944 em Nova Iorque, Estados Unidos. A sua infância não foi fácil, uma vez que foi abandonado pela mãe biológica e acabou por ser criado pelos tios em Chicago. Desde jovem, demonstrou interesse por tecnologia e engenharia, o que o levou a estudar na Universidade de Illinois e depois na Universidade de Chicago. No entanto, nunca concluiu os estudos.
A fundação da Oracle
Em 1977, já com muitos conhecimentos na área da programação, Ellison fundou com Bob Milner e Ed Oates a Software Development Laboratories (SDL) que em 1982 se tornaria a Oracle Corporation. A empresa co-fundada por Ellison, da qual ainda detém 41%, desenvolveu uma solução direcionada para as empresas sobre a forma como estas armazenam e gerem os dados e informações. Ao longo das últimas décadas, a Oracle consolidou-se como uma empresa mundial especializada em software de base de dados, soluções empresariais e, mais recentemente, em serviços na cloud (nuvem, em tradução livre).
Além dos negócios, o magnata é conhecido pela paixão por iates. Foi proprietário do Rising Sun, um dos maiores iates do mundo, com 138 metros de comprimento, que mais tarde vendeu ao produtor musical David Geffen. Atualmente, detém o Musashi, um iate de 87 metros equipado com piscina, ginásio, cinema e spa. A ligação de Ellison ao mar vai para lá da posse destes barcos, estendendo-se também à participação em competições de vela.
O dia em que ‘destronou’ Elon Musk
A subida de Larry Ellison na lista dos mais ricos do mundo deveu-se à valorização das ações da Oracle, impulsionada pelo crescimento do negócio de cloud e pelos contratos multimilionários anunciados com empresas de inteligência artificial.
Na passada quarta-feira, a gigante tecnológica registou uma valorização de cerca de 40% após divulgar resultados trimestrais acima das expectativas e projetar crescimento contínuo para os próximos anos. Esta valorização elevou a fortuna de Ellison de forma momentânea, para 393 mil milhões de dólares, enquanto a de Elon Musk estava nos 385 mil milhões, segundo a Bloomberg.
O ganho de Ellison representa o maior aumento registado num único dia, refletindo não apenas a valorização da Oracle, mas também o entusiasmo do mercado com a posição estratégica da empresa e os anúncios feitos na àrea inteligência artificial.
No entanto, o cofundador da Oracle acabou por cair, ainda durante o mesmo dia, para a segunda posição da lista dos mais ricos do mundo, ficando atrás do magnata Elon Musk, depois da tomada de mais-valias nas ações da Oracle, que corrigiram o valor da ação.
Financiador do partido de Donald Trump
Larry Ellison tem sido um apoiante consistente do Partido Republicano nos Estados Unidos, tendo realizado contribuições significativas para vários comités de ação política ligados a candidatos conservadores.
Para além do apoio financeiro ao Partido Republicano, Ellison também estabeleceu ligações diretas a Donald Trump. Em 2020, organizou um evento de angariação de fundos para a campanha de reeleição de Trump, realizado na sua residência no estado da Califórnia. Mais recentemente, em 2025, participou no anúncio do “Stargate Project”, uma parceria público-privada de larga escala dedicada à infraestrutura de inteligência artificial, que envolveu a Oracle, a OpenAI, a SoftBank e foi apresentado na Casa Branca pelo próprio Donald Trump.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quem é Larry Ellison, o líder da Oracle que ameaça Musk como o homem mais rico do mundo
{{ noCommentsLabel }}