Suíça Axpo com participação de 50% em projeto de hidrogénio verde em Sines
O projeto prevê a construção de um eletrolisador de 15 Megawatts que irá alimentar a rede de gás natural portuguesa com até cerca de 2.000 toneladas de hidrogénio verde por ano.
A Axpo assegurou uma participação de 50% no projeto de hidrogénio verde PtX Sines, a desenvolver em parceria com a portuguesa Winpower, anunciou esta terça-feira a empresa suíça de energia.
Em comunicado, a Axpo avança que o projeto – a concretizar na zona industrial e logística de Sines – prevê a construção de um eletrolisador de 15 Megawatts (MW) que irá alimentar a rede de gás natural portuguesa com até cerca de 2.000 toneladas de hidrogénio verde por ano.
O investimento total da primeira fase do projeto está previsto em cerca de 20 milhões de euros, disse fonte oficial. A eletricidade será obtida através de centrais solares e de um contrato de compra de energia (PPA). “Este projeto marca um passo importante para a produção e comercialização de hidrogénio verde na Europa, a partir de Portugal, e reforça o compromisso da Axpo com a energia sustentável”, lê-se no comunicado.
Classificado como Projeto Importante de Interesse Comum Europeu (IPCEI) e Projeto de Interesse Nacional (PIN), o PtX Sines beneficia de um apoio de investimento do Governo português e de uma garantia de compra de 761 toneladas de hidrogénio por ano durante 10 anos.
“O PtX Sines é um dos projetos com os custos de produção de hidrogénio mais baixos da Europa. Deverá promover o desenvolvimento do Complexo de Hidrogénio em Sines e permitir a venda de hidrogénio como substituto do gás natural e do biogás tanto a clientes em Portugal como a qualquer consumidor de gás natural na Europa, uma vez que trabalhamos com certificados”, refere o diretor da Axpo Hydrogen Iberia, citado no comunicado.
Segundo Fridolin Roth, “o aceso ao hidrogénio do projeto Ptx Sines poderá ser uma mais-valia para ajudar os clientes industriais da Goldenergy – subsidiária de retalho da Axpo em Portugal – a acelerarem os seus processos de descarbonização”.
“Em termos de preço, o nosso objetivo é a paridade do biogás, dando assim um grande passo em direção a uma contribuição inovadora, escalável e autossuficiente para a segurança energética da Europa”, refere.
A Axpo apresenta-se como “a maior produtora de energia da Suíça e líder internacional no comércio de energia e na comercialização de energia solar e eólica”, possuindo mais de 7.000 trabalhadores e clientes em mais de 30 países na Europa, América do Norte e Ásia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Suíça Axpo com participação de 50% em projeto de hidrogénio verde em Sines
{{ noCommentsLabel }}