Auténtica 2025 reúne 10.437 profissionais da alta gastronomia, grande distribuição e Horeca
A terceira edição da Auténtica voltou a colocar a Andaluzia no mapa internacional das feiras de gastronomia gourmet.
A Auténtica 2025, feira de produtos gourmet com valores, origem e sustentabilidade, e porta-estandarte da cultura gastronómica mediterrânica, encerrou uma edição recorde que reafirma Sevilha e a Andaluzia como epicentro dos alimentos e bebidas gourmet na Europa.
Durante dois dias, 10.437 executivos e profissionais da grande distribuição e retalho, juntamente com chefs e empresários da hotelaria, reuniram-se na FIBES para descobrir mais de 700 novidades e produtos, deixando a Auténtica 2025 com um impacto económico estimado em mais de 15 milhões de euros na capital andaluza.
Um dos espaços que regressou com força nesta terceira edição foi o Auténtica Congress, fórum de conhecimento e criatividade em torno dos alimentos gourmet, que reuniu 256 especialistas para refletir sobre o futuro da gastronomia e da indústria alimentar no seu conjunto, abordado a partir de múltiplas perspetivas, como a grande distribuição, o retalho ou o canal Horeca.
Entre os protagonistas destacaram-se figuras da alta gastronomia nacional, como Juanlu Fernández (LÚ Cocina e Alma**), Benito Gómez (Bardal**), Pedro Aguilera (Mesón Sabor Andaluz*) ou Rafa Zafra (Amar, Estimar, Jondal e Rural), que participaram no Culinary Fest by Gusto del Sur, um espaço para reivindicar o valor dos produtos de qualidade como eixo da excelência culinária. Lá, os chefs conversaram sobre as ideias que inspiram as suas propostas, cozinharam ao vivo e partilharam o palco com profissionais de outras áreas criativas, como arte, desporto ou medicina, com referências como Joaquín Sánchez, ex-jogador de futebol do Betis, ou o pintor Salustiano García.
Neste contexto, Benito Gómez reivindicou a liberdade criativa acima das narrativas construídas em torno da gastronomia, defendendo que «muitas vezes, os discursos sobre gastronomia tornam-se algo tedioso e vazio. Prefiro cozinhar com liberdade, sem rótulos nem narrativas impostas, seguindo o meu instinto e o que me apetece em cada momento. É aí que sou feliz e onde realmente me conecto com a cozinha.»
Por sua vez, Rafa Zafra destacou tanto a importância do fracasso como fonte de aprendizagem, quanto a dimensão cultural e social da cozinha mediterrânea: «Na cozinha, são os fracassos que nos tornam verdadeiramente fortes; nós, chefs, temos mais medo do fracasso do que entusiasmo pelo sucesso, porque é com esses tropeços que aprendemos. E nessa aprendizagem está também a essência da nossa gastronomia: a dieta mediterrânica vai muito além do produto, é um ato social, uma forma de partilhar à volta da mesa, na companhia e na sobremesa».
Em sintonia, Juanlu Fernández destacou a resiliência e a criatividade como eixos da sua proposta culinária: «Em muitos momentos, caímos e não sabemos como nos levantar, mas é aí que surge a conexão mais autêntica com a cozinha e com as pessoas. Eu cozinho sem protocolos, os pratos surgem a qualquer momento, de uma ideia ou de uma conexão com alguém, e o importante é que, ao chegar à mesa, eles consigam emocionar, transportar para uma lembrança ou deixar uma sensação que perdure além do prato”.
TRADIÇÃO GASTRONÓMICA
No âmbito do Auténtica 2025, foi realizada uma homenagem aos fundadores do restaurante Mesón Sabor Andaluz*, por ocasião das suas quase três décadas de trajetória e da aposentadoria da sua primeira geração. Para a ocasião, grandes referências da gastronomia nacional se uniram para prestar homenagem à família Aguilera através de um vídeo, no qual participaram figuras como Eneko Atxa (Azurmendi***), Joan Roca (El Celler de Can Roca***), Paco Morales (Noor***), Juanlu Fernández (LÚ Cocina y Alma**), Benito Gómez (Bardal**), Andoni Luis Aduriz (Mugaritz**), Edu Pérez (Tohqa*), Dani Carnero e Miki Manzanares (Kaleja*), Pedro Sánchez (Bagá*), ou Luis Lera, Manu Lachica e Rita Llanes (Leartá). Um gesto coletivo que valorizou não só a trajetória do Mesón, mas também a marca que deixou na cozinha andaluza e espanhola.
Pelo palco do Culinary Fest by Gusto del Sur passaram outras vozes importantes da gastronomia espanhola atual, como Dani García, chef e empresário à frente do Smoked Room Madrid**, Smoked Room Dubai* e Grupo Dani García; Marc e Martí Roca, do El Celler de Can Roca***; Artur Martínez, do Aürt*; Juanjo Mesa, do Radis*; e Iago Pazos, referência da cozinha galega de proximidade com o Abastos 2.0. A sua presença sublinha o alcance da Auténtica como espaço de encontro para a alta gastronomia nacional.
Por outro lado, espaços como o Fórum da Grande Distribuição e Retalho, bem como a Cimeira de Diretores de Compras, reuniram porta-vozes de empresas líderes como Mercadona, Lidl, Eroski, Alcampo, Coviran, Grupo MAS ou Grupo Uvesco, e entidades representativas do setor como ASEDAS e ANGED.
INOVAÇÕES
A terceira edição da Auténtica tornou-se uma plataforma de inspiração e descoberta, com 317 empresas expositoras e mais de 700 inovações que ocuparam dois pavilhões completos da FIBES. Desde os mais seletos produtos ibéricos até propostas saudáveis, como bolos proteicos ou bebidas à base de aloé vera, a feira mostrou a amplitude e a riqueza da indústria agroalimentar nacional. Além de conhecer as últimas novidades do mercado, os participantes puderam estabelecer sinergias, provar produtos de qualidade excecional e assistir a espetáculos de culinária ao vivo, confirmando a Auténtica como o grande ponto de encontro entre a indústria alimentar e a alta gastronomia.
A Auténtica Premium Food (evento da NEBEXT – Next Business Exhibitions, em colaboração com a Junta de Andaluzia) conta com financiamento da União Europeia através dos Fundos Europeus FEDER e com o apoio da Câmara Municipal de Sevilha, Landaluz, Cooperativas Agroalimentarias de Andaluzia, bem como das principais associações patronais do setor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auténtica 2025 reúne 10.437 profissionais da alta gastronomia, grande distribuição e Horeca
{{ noCommentsLabel }}