Sword Health proposta para assumir liderança do consórcio de IA da Unbabel
O nome proposto pelo Center For Responsible AI para assumir a liderança do consórcio de IA está a ser analisado pelo IAPMEI. Espera-se uma decisão ainda em outubro.
O Center For Responsible AI já submeteu ao IAPMEI o pedido de mudança de liderança do consórcio de IA financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo proposto a Sword Health para assumir o papel até aqui desempenhado pela Unbabel, sabe o ECO.
“O processo de transição de liderança do consórcio Center for Responsible AI, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, encontra-se atualmente em análise junto do IAPMEI”, diz fonte oficial do Center contactada pelo ECO.
A entidade não confirma qual a entidade apresentada para avaliação do IAPMEI, organismo que coordena as Agendas Mobilizadoras do PRR, mas ao que foi possível apurar o nome proposto é a Sword Health.
O Center for Responsible AI é um consórcio de empresas e entidades do setor académico que, sob coordenação da Unbabel, viu ser-lhe atribuído um apoio total de 51,27 milhões de euros do PRR em 2022, a fundo perdido, para desenvolver “produtos de IA de nova geração”.
A unicórnio fundada por Virgílio Bento é um dos 12 membros do consórcio — Priberam, Visor.ai, Automaise, INESC-ID, Yoonik, CISUC, Fundação Champalimaud, Sonae, FEUP, e IST-ID e, Unbabel — com um investimento estimado de 17 milhões de euros, estando previsto um incentivo de 8,4 milhões.
No âmbito do consórcio, tal como noticiou em final de agosto o ECO, com base no portal Mais Transparência, já foram pagos 37,75 milhões de euros em fundos europeus aos membros do consórcio, dos quais 14,13 milhões à Unbabel, 6,57 milhões à Sword Health e 2,38 milhões à Priberam, os três maiores beneficiários dos fundos desta Agenda.
A mudança de liderança do consórcio — que tem em mãos 21 projetos, para concluir até junho de 2026 — decorre da recente compra da scaleup Unbabel pela norte-americana TransPerfect.
Cabe agora ao IAPMEI validar a proposta feita pelo Center for Responsible AI, processo que, ao que foi possível apurar, deverá ter uma decisão ainda em outubro.
Até ao fecho deste artigo não foi possível obter um comentário da Sword Health e do IAPMEI.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sword Health proposta para assumir liderança do consórcio de IA da Unbabel
{{ noCommentsLabel }}