Montenegro em dúvida em marcar presença no Conselho Europeu

  • Lusa
  • 22 Outubro 2025

A presença de Montenegro no Conselho Europeu está dependente da calendarização das cerimónias fúnebres do antigo primeiro-ministro e militante número um do PSD, Pinto Balsemão.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, não viaja esta quarta-feira para Bruxelas e a sua participação no Conselho Europeu de quinta-feira está ainda a ser avaliada, na sequência da morte do antigo líder do PSD Francisco Pinto Balsemão, revelaram fontes diplomáticas.

De acordo com a agenda do primeiro-ministro, Montenegro deveria chegar hoje a Bruxelas para participar, às 20:00 locais (19:00 de Lisboa) no jantar informal de líderes da União Europeia (UE) com o Presidente egípcio Abdul Fattah al-Sisi, por ocasião da cimeira UE-Egito, mas cancelou a deslocação, e mesmo a sua presença no Conselho Europeu de quinta-feira está dependente da calendarização das cerimónias fúnebres do antigo primeiro-ministro e militante número um do PSD, que morreu na terça-feira, indicaram as mesmas fontes.

Caso Montenegro não participe na cimeira de líderes da UE, deverá delegar a representação de Portugal num outro chefe de Estado ou de Governo dos 27, como sucede nestes casos.

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira o decreto de luto nacional de dois dias pela morte de Francisco Pinto Balsemão, a cumprir esta quarta-feira e quinta-feira, que já foi promulgado pelo Presidente da República.

Os plenários da Assembleia da República desta quarta-feira e quinta-feira foram cancelados com a concordância de todos os partidos devido ao luto nacional pela morte de Francisco Pinto Balsemão, disse à Lusa fonte do gabinete do presidente do parlamento.

Francisco Pinto Balsemão, antigo líder do PSD, ex-primeiro-ministro e fundador do Expresso e da SIC, morreu na terça-feira aos 88 anos. Balsemão foi fundador, em 1973, do semanário o Expresso, ainda durante a ditadura, da SIC, primeira televisão privada em Portugal, em 1992, e do grupo de comunicação social Impresa.

Em 1974, após o 25 de abril, fundou, com Francisco Sá Carneiro e Magalhães Mota, o Partido Popular Democrático (PPD), mais tarde Partido Social Democrata PSD. Chefiou dois governos depois da morte de Sá Carneiro, entre 1981 e 1983, e foi, até à sua morte, membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro em dúvida em marcar presença no Conselho Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião