Lufthansa formaliza candidatura à privatização da TAP
O grupo alemão entregou manifestação de interesse na privatização. Uma cooperação entre as duas companhias "reforçaria a posição de Lisboa como 'hub' atlântico na rede do Grupo Lufthansa", diz.
- A Lufthansa manifestou oficialmente o seu interesse em participar na reprivatização da TAP Air Portugal, entregando uma carta à Parpública.
- O grupo alemão destaca a importância estratégica da TAP para a aviação europeia e propõe uma parceria de longo prazo, visando reforçar a conectividade global de Portugal e garantir o crescimento sustentável da transportadora.
- Com a entrada da Lufthansa na corrida, espera-se que a competição pela privatização da TAP se intensifique, especialmente com a participação da Air France-KLM e a possível entrada do grupo IAG.
Depois do grupo Air France – KLM, a Lufthansa também entregou à Parpública a manifestação de interesse para participar na reprivatização da TAP.
“O Grupo Lufthansa manifestou hoje formalmente o seu interesse em participar como concorrente no processo de privatização da TAP Air Portugal. Uma carta nesse sentido foi entregue à Parpública, a holding estatal portuguesa, dentro do prazo estabelecido”, afirma a companhia alemã em comunicado.
“Além de adquirir inicialmente uma participação minoritária, o objetivo do processo é estabelecer uma parceria de longo prazo entre o Grupo Lufthansa e a TAP Air Portugal, de forma a garantir o futuro bem-sucedido da TAP enquanto companhia aérea nacional de Portugal”, acrescenta.
Carsten Spohr, CEO do grupo, refere que a proposta da Lufthansa terá como objetivo “reforçar a conectividade global de Portugal, preservar a identidade portuguesa da TAP e garantir o crescimento sustentável da companhia aérea”.
Para o responsável, a transportadora aérea portuguesa tem “uma importância estratégica significativa para a indústria da aviação europeia”. E considera que o Grupo Lufthansa seria o “melhor parceiro para a TAP e Portugal”, argumentando com o facto de ambas as companhias estarem na Star Alliance e com os “investimentos substanciais em Portugal”. O grupo alemão anunciou no final de 2024 um investimento de 227,6 milhões de euros numa unidade industrial de reparação de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira da Lufthansa Technik.
A Lufthansa salienta que as companhias do grupo (SWISS, Austrian Airlines, Brussels Airlines e, mais recentemente, a ITA Airways) operam atualmente 280 voos voos semanais de e para Portugal. “Uma cooperação reforçaria a posição de Lisboa como hub atlântico na rede do Grupo Lufthansa”, diz no comunicado, acrescentando que pode ser expandida a conectividade entre a Europa e outras regiões do mundo, como a América do Sul, África e América do Norte.
A empresa alemã diz empregar mais de 400 trabalhadores em Portugal, número que crescerá para 1.000 até 2030 com a construção da já referida unidade industrial em Santa Maria da Feira.
Lufthansa junta-se à Air France-KLM
A Lufthansa é a segunda companhia aérea a anunciar formalmente a sua candidatura à reprivatização da TAP, depois da Air France-KLM, na quarta-feira.
O Governo aprovou em julho a reprivatização de 49,9% da TAP, incluindo 5% para os trabalhadores. O caderno de encargos limita os candidatos a companhias aéreas com um volume de negócios anual superior a 5.000 milhões de euros.
A manifestação de interesse na venda tem de ser enviada à Parpública até 22 de novembro. Além da Air France-KLM e Lufthansa, é esperado que também o grupo IAG (dono da British Airways ou Iberia) entre na corrida. O Governo tem afirmado que existem outros interessados, inclusive de fora da Europa.
Findo o prazo para as manifestações de interesse, a Parpública tem 20 dias para entregar aos ministérios das Finanças e das Infraestruturas um relatório que inclui a validação do cumprimento dos requisitos para participar na operação. Os interessados que passem o teste serão convidados a apresentar propostas não vinculativas.
(notícia atualizada às 12h03)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lufthansa formaliza candidatura à privatização da TAP
{{ noCommentsLabel }}