Taxas do crédito à habitação caem a três e seis meses

  • Lusa
  • 12:17

As taxas Euribor, que servem de base para o cálculo da prestação da casa, descera a três e a seis meses, mas subiu no prazo a 12 meses, marcando um novo máximo desde o início de abril.

As taxas Euribor, que servem de base para o cálculo da prestação mensal da casa, desceram esta quarta-feira a três e a seis meses, mas subiram no prazo a 12 meses, assinalando um novo máximo desde o início de abril.

  • A Euribor a três meses baixou para 2,029%, menos 0,014 pontos do que na terça-feira.
  • A taxa Euribor a seis meses desceu para 2,113%, menos 0,008 pontos.
  • Em sentido contrário, no prazo de 12 meses, a taxa Euribor avançou para um novo máximo desde 03 de abril, ao ser fixada em 2,251%, mais 0,007 pontos do que na sessão anterior.

Em relação à média mensal da Euribor em novembro esta subiu de novo nos três prazos, mas de forma mais acentuada do que no mês anterior e nos prazos mais longos.

A média da Euribor em novembro subiu 0,008 pontos para 2,042% a três meses. Já a seis e a 12 meses, a Euribor avançou 0,0024 pontos para 2,131% e 0,030 pontos para 2,217%.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 17 e 18 de dezembro em Frankfurt.

Em 30 de outubro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas diretoras, pela terceira reunião de política monetária consecutiva, como tinha sido antecipado pelo mercado e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, considerou no final da reunião de 30 de outubro, em Florença, que a entidade se encontra “em boa posição” do ponto de vista da política monetária, mas sublinhou que não é um lugar fixo.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da Zona Euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxas do crédito à habitação caem a três e seis meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião