Com Israel na corrida, Holanda, Espanha e Irlanda retiram-se do festival da Eurovisão

  • ECO
  • 17:49

Israel foi autorizado a participar na Eurovisão e Espanha, Holanda e Irlanda já anunciaram que não vão participar no festival.

Espanha, Holanda e Irlanda não vão participar no Festival Eurovisão da Canção em 2026, em sinal de protesto pela participação de Israel. Até ao momento ainda não é conhecida a posição de Portugal.

Em setembro, o presidente da RTVE, José Pablo López, disse numa publicação na rede social X, que “Espanha iria retirar-se da Eurovisão se Israel continuar no certame”. O país cumpriu a promessa. Com esta desistência, a “RTVE não transmitirá a final da Eurovisão nem as semifinais preliminares.” O festival celebra-se a 16 de maio do próximo ano, em Viena (Áustria).

O ministro da cultura espanhol, Ernest Urtasun, defendeu esta quinta-feira um “boicote desportivo e cultural” a Israel para impedir que eventos como a Eurovisão sejam usados ​​”para encobrir” as ações do país na Palestina.

Os Países Baixos foram os primeiros a reagir à decisão e já confirmaram que não vão participar na Eurovisão devido à participação de Israel, avançou a emissora AvroTros, concluindo que a participação é incompatível com seus valores públicos.

Nos últimos meses, Eslovénia, Espanha, Irlanda, Islândia e Países Baixos anunciaram que não iriam participar na competição a realizar em Viena, em maio de 2026, caso Israel fosse admitido como concorrente.

O Festival Eurovisão da Canção é organizado pela EBU, a primeira aliança mundial de meios de comunicação social de serviço público, fundada em 1950, em cooperação com mais de 35 países, e da qual a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) faz parte.

O concurso realiza-se anualmente desde 1956 e já houve países excluídos, caso da Bielorrússia, em 2021, após a reeleição do presidente Aleksandr Lukashenko, e da Rússia, em 2022, após a invasão da Ucrânia.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com Israel na corrida, Holanda, Espanha e Irlanda retiram-se do festival da Eurovisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião