EUA suspendem vistos de entrada a 75 países

A medida da Casa Branca entra em vigor a partir de 21 de janeiro, por tempo indeterminado. Países como o Brasil, Rússia, Irão e Afeganistão estão na lista.

Os EUA anunciaram que vão suspender os vistos de entrada a 75 países a partir de 21 de janeiro, por tempo indeterminado, até que o departamento realize uma reavaliação do processamento de vistos, avança o Departamento de Estado. Brasil, Rússia, Irão e Afeganistão estão na lista.

“O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não vão extrair riqueza ao povo americano“, lê-se numa publicação do Departamento de Estado publicada esta quarta-feira na rede social X.

Com esta medida, a Casa Branca pretende reprimir candidatos que possam tornar-se um encargo público, refere a Fox News, que teve acesso a um memorando do Departamento de Estado. O documento orienta os funcionários dos consulados a recusarem vistos de entrada enquanto o executivo reavalia os procedimentos de triagem e verificação.

A Somália, Rússia, Afeganistão, Brasil, Irão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iémen estão entre os países visados, apesar da lista completa ainda não ter sido publicada.

“O Departamento de Estado vai utilizar a sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os potenciais imigrantes que se tornariam um encargo público para os EUA e explorariam a generosidade do povo americano”, disse o porta-voz do departamento, Tommy Pigott, em comunicado.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA suspendem vistos de entrada a 75 países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião