Miranda Sarmento em Davos. “É uma oportunidade crítica para refletir e analisar como alcançamos a estabilidade”

Ministro das Finanças vai participar no encontro do Fórum Económico Mundial, onde se vai encontrar com stakeholders para mostrar o desempenho da economia nacional.

O ministro das Finanças estará na próxima semana no encontro anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, e vai aproveitar a presença de responsáveis políticos e de investidores para “vender” os progressos que a economia nacional tem feito nos últimos anos.

Em declarações ao ECO, Joaquim Miranda Sarmento salienta o tema do evento deste ano, com o mote “Um espírito do diálogo”, numa altura em que o multilateralismo enfrenta muitos desafios. “Num momento particularmente desafiante para o mundo e para a Europa, este encontro do Fórum Económico Mundial assume particular relevância, sendo uma oportunidade crítica para refletir e analisar, em conjunto com alguns dos principais líderes e decisores mundiais, como alcançamos a estabilidade politica, económica e geoestratégica que ambicionamos“.

Será ainda uma boa ocasião para o Governo português partilhar, junto destes stakeholders, aquele que tem sido o desempenho da economia nacional e da trajetória orçamental do nosso país, com destaque para uma redução assinalável da divida pública.

Joaquim Miranda Sarmento

Ministro de Estado e das Finanças

Enquanto representante do Governo português, os encontros servirão também para mostrar o caminho feito pelo país e passar confiança para o futuro. Nas palavras do ministro, “será ainda uma boa ocasião para o Governo português partilhar, junto destes stakeholders, aquele que tem sido o desempenho da economia nacional e da trajetória orçamental do nosso país, com destaque para uma redução assinalável da divida pública, e que tem sido amplamente reconhecida pelos nossos parceiros internacionais”.

Miranda Sarmento é, para já, a única presença confirmada de um responsável governamental português, apesar da sua agenda congestionada. Há reuniões de Eurogrupo e Ecofin a coincidir com o arranque do encontro na estância de esqui. Na própria segunda-feira há uma reunião muito importante de onde poderá sair o nome do próximo vice-presidente do BCE, com o Governo português a defender a solução Mário Centeno.

O 56.º encontro anual do Fórum Económico Mundial decorre entre 19 e 23 de janeiro, e são esperados pela organização mais de três mil delegados de mais de 130 países, bem como mais de 60 chefes de Estado ou de Governo, entre os quais Donald Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Miranda Sarmento em Davos. “É uma oportunidade crítica para refletir e analisar como alcançamos a estabilidade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião