Indaqua ganha dois contratos de dez milhões em Angola

Indaqua vai deslocar para o terreno 20 especialistas dedicados à melhoria dos serviços de água e saneamento nas províncias do Namibe e Lunda Norte, que abrangem cerca de 1,5 milhões de habitantes.

A Indaqua, empresa de gestão de água e tratamento de águas residuais, assinou dois novos contratos com as Empresas Públicas de Águas e Saneamento (EPAS) das províncias do Namibe e Lunda Norte, no valor de dez milhões de euros.

“Vemos nestes contratos uma forma de partilhar procedimentos de gestão que, com sucesso, aplicamos noutras empresas do Grupo Indaqua, mas adaptando-os à realidade de ambas as províncias, incluindo aos requisitos regulatórios aqui aplicados”, afirma Inês Saavedra, diretora geral da Vista Water, detida a 100% pela Indaqua.

“Com as metas ambiciosas que estabelecemos, queremos garantir a estas empresas as ferramentas certas para que, a longo prazo, possam manter uma gestão autónoma e sustentável, a nível ambiental e financeiro”, explica a administradora, citada em comunicado.

Com as metas ambiciosas que estabelecemos, queremos garantir a estas empresas as ferramentas certas para que, a longo prazo, possam manter uma gestão autónoma e sustentável, a nível ambiental e financeiro.

Inês Saavedra

Diretora Geral da Vista Water

Até julho de 2028, o grupo português vai deslocar para o terreno 20 especialistas dedicados à melhoria dos serviços de água e saneamento nas províncias do Namibe e Lunda Norte, que abrangem uma população superior a 1,5 milhões de habitantes.

Os dois contratos, com um valor agregado superior a 10 milhões de euros, são financiados pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) e inserem-se no segundo Projeto de Desenvolvimento Institucional do Setor da Água implementado em Angola.

Com esta iniciativa, o Grupo Indaqua, através da subsidiária Vista Water, consolida a presença em território angolano, onde opera há mais de 15 anos. No Namibe este é o segundo contrato realizado, tendo o primeiro sido financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

Fundado em 1994, o Grupo Indaqua opera concessões municipais de água a longo prazo, servindo mais de 810 mil pessoas. Em Espanha, é responsável por 12 concessões de abastecimento de água e recolha e tratamento de águas residuais nas regiões de Toledo, Rioja, León, Jaén, Granada e Maiorca servindo perto de 80 mil pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indaqua ganha dois contratos de dez milhões em Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião