CTT dá início a programa de recompra de ações próprias de 30 milhões de euros

O programa de recompra de 30 milhões de ações do CTT arranca esta quarta-feira e decorrerá até 30 de abril de 2027.

Os CTT – Correios de Portugal iniciam esta quarta-feira um programa de recompra de ações próprias no valor de 30 milhões de euros, equivalente a 3,0% da sua capitalização bolsista, e que terminará a 30 de abril de 2027. A empresa pode adquirir até 5,5 milhões de ações ordinárias dos CTT, representativas de até 4,1% do respetivo capital social.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa anuncia que o programa foi aprovado esta terça-feira e que visa “a redução do capital social dos CTT mediante extinção das ações próprias adquiridas no seu âmbito nos termos da(s) proposta(s) de redução de capital social a apresentar pelo Conselho de Administração à Assembleia Geral da Sociedade”. Na prática, a eventual redução do capital social da empresa depende da aprovação prévia por parte da Assembleia Geral dos CTT.

“O número máximo de ações a adquirir no âmbito do programa de recompra é até 5,5 milhões de ações ordinárias dos CTT, representativas de até 4,1% do respetivo capital social nesta data, correspondente ao número máximo de ações que poderão ser extintas no contexto da redução de capital que constitui a finalidade do presente programa a deliberar pela Assembleia Geral”, lê-se no documento enviado à CMVM.

Entre as formas de aquisição no âmbito deste programa estão as “aquisições de ações ou de direitos de aquisição ou atribuição de ações, a título oneroso, em sessões do mercado regulamentado Euronext Lisbon e/ou nas plataformas de negociação CBOE Europe – DXE Lit Order Book (NL), Aquis Exchange Europe SAS e/ou Turquoise Europe”.

Ainda de acordo com o mesmo comunicado, “o preço de compra efetivo deverá conter-se num intervalo de 10% (dez por cento), para menos e para mais, relativamente à cotação das ações da sociedade no mercado regulamentado Euronext Lisbon no fecho da sessão de negociação imediatamente anterior à data de aquisição ou à constituição do direito de aquisição ou à constituição do direito de aquisição ou atribuição de ações”.

O valor deve “não ser superior ao mais elevado de entre o da última operação independente e o da oferta independente de maior montante ao tempo da aquisição na plataforma de negociação em que se realiza a aquisição.

Compete à JB Capital Markets o mandato para a execução deste programa, “o qual irá proceder de modo independente às aquisições de ações dos CTT no âmbito do programa de recompra na(s) plataforma(s) de negociação acima referida(s).”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT dá início a programa de recompra de ações próprias de 30 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião