Poupança com a dívida puxa pelos lucros da REN

A REN fechou o primeiro trimestre com lucros de 13,5 milhões de euros, um aumento de 121,5% explicado com a diminuição do custo da dívida. No entanto, a dívida líquida subiu.

Os lucros da REN dispararam no primeiro trimestre deste ano. A empresa apresentou um resultado líquido de 13,5 milhões de euros, mais 121,5% do que no mesmo período do ano passado. É um acréscimo de 7,4 milhões de euros que a REN justifica, sobretudo, com uma “descida progressiva do custo médio da dívida”.

O resultado líquido é, assim, bastante superior devido à redução dos custos com a dívida, que levou o resultado financeiro da empresa a melhorar 33,9% face ao período homólogo, uma poupança de 7,9 milhões de euros. No entanto, no geral, a dívida líquida aumentou 2,8% com a compra de 42,5% do capital social da Electrogás e ficou ligeiramente acima dos 2.543 milhões de euros.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) fixaram-se nos 123,7 milhões de euros, um crescimento de 2,1% devido à “subida da taxa de remuneração dos ativos da eletricidade”, que aumentou 0,5 pontos percentuais em termos homólogos e que, agora, se cifra nos 6,5%. Os investimentos cresceram para 13,2 milhões de euros, enquanto as transferências para exploração aumentaram para 1,1 milhões de euros.

Num comunicado submetido à CMVM, a empresa refere que, “à semelhança do sucedido nos últimos anos, os resultados foram penalizados pela aplicação da contribuição extraordinária do setor energético”. No primeiro trimestre, essa contribuição foi de 25,8 milhões de euros, valor que compara com os 25,9 milhões registados nos três primeiros meses de 2016.

(Notícia atualizada às 17h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poupança com a dívida puxa pelos lucros da REN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião