Alticebank: Dona da Meo vai ter banco online em Portugal

Patrick Drahi, dono da Altice, tem planos para criar o Alticebank, um banco online que funcionará nos mercados onde o grupo tem operações de telecomunicações. Portugal está na lista.

A Altice, dona da Meo, está a planear lançar um banco online em vários mercados, incluindo Portugal. O serviço deverá chamar-se Alticebank e representará a entrada do grupo de Patrick Drahi num novo setor: o setor financeiro. A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Parisien [conteúdo em francês]. Contactada pelo ECO, a Altice, através da PT Portugal, optou por não comentar estas informações.

O jornal refere que “o segredo tem sido bem mantido” e que o processo de licenciamento já começou. O grupo já terá submetido ao Banco Central Europeu os documentos necessários e aguarda aprovação para poder abrir atividade. O arranque do Alticebank está apontado para entre final de 2018 e início de 2019 e a nova instituição deverá ter atividade nos mercados onde o grupo detém operadoras de telecomunicações. Em Portugal, é dono da Meo.

Um segredo “bem guardado”

Apesar de a notícia só ter sido conhecida agora, o Le Parisien garante que o processo está bastante avançado, na medida em que o banco central se deverá pronunciar acerca do licenciamento do Alticebank ainda antes do final das férias de verão, refere a publicação. Ao jornal francês, a instituição liderada por Mario Draghi recusou-se a comentar. A marca foi discretamente registada por uma empresa da Altice a 18 de outubro do ano passado.

Não se conhecem detalhes sobre o funcionamento do Alticebank. No entanto, a avaliar pelas soluções já existentes, a empresa deverá disponibilizar serviços bancários em ambiente mobile, permitindo, por exemplo, transferências de dinheiro entre utilizadores ou outros pagamentos digitais, numa altura em que há cada vez mais utilizadores de smartphones.

O Alticebank surge após a concorrente Orange em França anunciar um serviço semelhante, o Orange Bank, “100% digital”, segundo a Reuters [conteúdo em inglês]. A Orange é uma das grandes operadoras de telecomunicações em França e a principal concorrente da SFR, detida pela Altice.

O banco vem ao encontro da estratégia da Altice de ser uma marca universal. Patrick Drahi tem vindo a adquirir ativos — como a PT em Portugal em 2015 — e já anunciou uma estratégia de rebranding, em que os principais (como a Meo) adotarão o nome da casa-mãe. Em Portugal, como o ECO avançou em primeira mão, a Altice também já apresentou uma proposta de compra da Media Capital, a dona da TVI, aos espanhóis da Prisa.

(Notícia atualizada às 16h40 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alticebank: Dona da Meo vai ter banco online em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião