Draghi: Subida do rating reflete “melhoria geral” da economia portuguesa

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse no Parlamento Europeu que a melhoria do rating da dívida nacional pela Standard & Poor's é o reflexo de uma economia portuguesa mais saudável.

Mario Draghi, o presidente do BCE, considera que a melhoria do rating atribuído à dívida pública portuguesa pela agência Standard & Poor’s reflete a melhoria da situação económica de Portugal e das reformas que têm vindo a ser feitas.

Draghi falava numa intervenção no Parlamento Europeu esta segunda-feira, em resposta a Pedro Silva Pereira. O eurodeputado socialista colocou questões acerca da influência do risco político nas opções do banco central ao nível da política monetária e pediu a opinião do líder do BCE acerca da recuperação da economia portuguesa, na sequência da revisão do rating da dívida nacional pela S&P para um grau de investimento.

Em resposta, Mário Draghi disse: “A revisão da Standard & Poor’s, no que toca ao rating português, reflete a melhoria geral do país e as reformas feitas por Portugal e, mais geralmente, traduz a melhoria da economia da Zona Euro, da qual todos os países beneficiam.” Depois, sublinhou: “É um auto-reforço. Se um país está bem, isso ajuda os outros. E os outros ajudam-no a ele.”

Esta foi a terceira intervenção de Mario Draghi no Parlamento Europeu este ano. O líder do banco central, na intervenção antes das perguntas dos eurodeputados, indicou: “Há um ano, estávamos aqui a discutir em conjunto o ritmo moderado da recuperação da Zona Euro. Estávamos a testemunhar um pequeno abrandamento e a sentir o impacto do referendo no Reino Unido. Ao longo dos últimos 12 meses, no entanto, a recuperação acelerou e alargou-se, suportada no evoluir da nossa política monetária.”

E acrescentou: “No geral, estamos a ficar mais confiantes de que a inflação irá eventualmente subir para níveis em linha com a nossa meta, mas também sabemos que um grau bastante substancial de acomodação monetária ainda é necessário para que o caminho ascendente da inflação se materialize.”

“Com isto em mente, iremos decidir mais tarde este ano um recalibrar dos nossos instrumentos que mantêm o grau de apoio monetário que a economia da Zona Euro ainda precisa para completar a sua transição para uma trajetória de crescimento equilibrado, caracterizada por condições sustentáveis de estabilidade dos preços”, indicou Mário Draghi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi: Subida do rating reflete “melhoria geral” da economia portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião