UberEATS, a galinha dos ovos de ouro nas contas da Uber

Serviço de entrega de refeições da Uber deverá gerar três mil milhões de dólares em vendas este ano, uma lufada de ar fresco nas contas da empresa. Chega a Lisboa este ano.

O serviço UberEATS permite encomendar refeições através de uma aplicação. Está em franco crescimentoshopblocks/Flickr

O UberEATS é uma autêntica galinha dos ovos de ouro nas contas da Uber. O serviço permite encomendar refeições entregues ao domicílio e está a gerar milhares de milhões de dólares em receitas para a conhecida empresa de transporte, de acordo com números que foram revelados pelo jornal Financial Times [acesso pago]. O serviço deverá chegar a Lisboa até final do ano, prometeu a companhia.

Já se sabia que o negócio das entregas de comida estava a crescer vertiginosamente desde que foi lançado há dois anos. Contudo, o jornal britânico, citando fontes conhecedoras dos números, indica que as encomendas de comida representaram entre 8 e 10% das reservas brutas da Uber no segundo trimestre deste ano. Por outras palavras, o UberEATS, que é uma aplicação separada da plataforma de transporte, deverá gerar mais de três mil milhões de dólares em vendas brutas este ano, ou 700 a 870 milhões de dólares no segundo trimestre, explica a Business Insider.

Estes números são conhecidos numa altura em que a empresa se prepara para juntar Lisboa à lista de 100 cidades onde o mesmo opera. No final de setembro, a Uber Portugal disse estar a “estabelecer parcerias com os melhores restaurantes da cidade” no sentido de trazer o UberEATS para “Lisboa até ao final do ano”. A empresa está ainda à procura de parceiros e estafetas.

Segundo números avançados anteriormente ao jornal Axios, a Uber está a melhorar as suas contas. As receitas aumentaram 17% entre abril e junho em relação ao trimestre anterior, fixando-se nos 1,75 mil milhões de dólares. Os prejuízos desceram 9%, com a Uber a perder 645 milhões de dólares, aproximadamente 547,1 milhões de euros. A empresa está a tentar recuperar a sua imagem depois de uma sucessão de escândalos que culminaram com a saída de Travis Kalanick da presidência da companhia, dando lugar a Dara Khosrowshahi, atual líder da Uber.

Fundo do SoftBank vai investir forte

Nem só pelas contas aparece a Uber nas notícias. É que, de acordo com a Business Insider, o SoftBank prepara-se para comprar uma fatia de 14 a 20% da Uber num investimento multimilionário que deverá ser finalizado “provavelmente na próxima semana”, anunciou a administradora da empresa Arianna Huffington. Desconhece-se o montante exato do investimento.

O investimento será feito através do Vision Fund, o maior fundo de investimento em tecnologia do mundo, que conta com 93 mil milhões de euros em capital. A Uber encontra-se avaliada em cerca de 70 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UberEATS, a galinha dos ovos de ouro nas contas da Uber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião