Presidente da Vodafone garante que “o 5G já é possível”

A Vodafone poderá arrancar a atividade comercial no campo do 5G já em 2020, admitiu o presidente executivo da operadora. Mário Vaz disse que, do ponto de vista técnico, até "já é possível".

A Vodafone Portugal continua a preparar o caminho para a implementação do 5G, a quinta geração de rede móvel, no sentido de permitir cada vez mais dispositivos conectados à internet e de abarcar uma tendência que deverá acelerar cada vez mais nos próximos anos. A empresa está a trabalhar em parceria com a Ericsson Portugal no sentido de implementar a tecnologia quando “a necessidade do mercado assim o justificar”, algo que poderá acontecer já em 2020.

Numa conferência de imprensa em Lisboa, o presidente executivo da operadora, Mário Vaz, afirmou que “o 5G já é possível” do “ponto de vista técnico” e explicou que as empresas de telecomunicações devem estar preparadas para iniciar a atividade comercial quando as condições estiverem reunidas, nomeadamente quando as frequências estiverem livres e quando a infraestrutura atual já não permitir suportar todos os aparelhos que os portugueses querem ligar à rede.

E quando será isso? Para o líder da Vodafone, deverá acontecer a partir de 2020, tendo em conta que, “para o próximo ano, começaremos a ter já os primeiros equipamentos” preparados para esta tecnologia. “Em 2020 poderemos iniciar a atividade comercial”, admitiu o gestor da terceira maior operadora portuguesa em termos de quota de mercado. Isso deverá colocar Portugal mais uma vez na liderança europeia em termos de evolução tecnológica, indicou Mário Vaz.

A Vodafone Portugal apresentou esta quarta-feira o 5G Hub, um “laboratório de inovação para impulsionar a rede móvel do futuro”, refere a empresa em comunicado.

“Com este laboratório, a Vodafone compromete-se a criar as condições necessárias para se testarem e concretizarem casos práticos, disponibilizando para isso rádios 5G standard assim que estes estejam disponíveis, bem como o acesso a uma rede core e plataformas de serviços”, acrescenta a companhia. E sublinha que, “a par disso, serão instaladas antenas 5G nos polos universitários que integrem este Hub, para que os alunos possam ter acesso a esta tecnologia”.

A parceria entre a Vodafone e a Ericsson, que já se está a materializar noutros países, como o Reino Unido, chega assim a Portugal. A Ericsson tem sido uma das multinacionais a trabalhar no desenvolvimento desta nova tecnologia de comunicação, levando a cabo testes com diversas operadoras em vários mercados. Por exemplo, em fevereiro, a empresa assinou um memorando de entendimento com o polo tecnológico Altice Labs, do grupo que detém a Meo, para desenvolvimento e aceleração do 5G.

“Assinámos mais de 40 memorandos com clientes para testes”, avançou Luís Miguel Silva, presidente da Ericsson Portugal. “O 5G melhorará a experiência digital, diminuirá o custo por gigabit e aumentará as fontes de receita”, referiu o gestor. De recordar que a Comissão Europeia já mostrou intenções de iniciar a implementação comercial do 5G em 2020, no sentido de abrir novas possibilidades no projeto do Mercado Único Digital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Vodafone garante que “o 5G já é possível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião