Gerir melhor as pessoas ajuda economia a crescer, diz estudo

A gestão nas empresas tem impacto direto na produtividade da economia, refere o World Management Survey. Na gestão dos recursos humanos, o desempenho de Portugal está abaixo da média europeia.

A forma como se estão a gerir as empresas pode ter influência direta na produtividade da economia portuguesa, refere World Management Survey, citado no Boletim Económico de outubro divulgado pelo Banco de Portugal, que compara a realidade portuguesa com a europeia e com os Estados Unidos. A nível global, 30% das diferenças na produtividade podem ser atribuíveis às práticas de gestão.

O inquérito analisou gestores de 193 empresas portuguesas, entre 2004 e 2014, tendo por base quatro critérios: operações, objetivos, pessoas e monitorização. É na gestão de recursos humanos que Portugal tem o pior resultado, surgindo abaixo da média europeia ao lado das empresas irlandesas e espanholas. Por outro lado, a capacidade de “monitorização” destaca-se pela positiva. Na Europa, são os gestores da Alemanha que dão o melhor exemplo.

A superar a média europeia, é nos Estados Unidos que encontramos as melhores práticas de gestão, em todos os critérios analisados no inquérito.

 

Na dimensão “operações” foi avaliada a capacidade de introduzir novas formas de produção e gerir documentação sobre os processos de produção; nos “objetivos”, foi considerado o equilíbrio entre os planos da empresa e a forma como se ajustam à sua própria realidade e transparência; no fator “pessoas” foi avaliada a gestão de recursos humanos, a relação com os colaboradores, a retenção e o desenvolvimento das competências; e na dimensão “monitorizaçãofoi feita a análise à capacidade das empresas para medir o desempenho dos colaboradores, de controlo de qualidade e indicadores de desempenho pré-estabelecidos.

Maiores empresas, melhor gestão

O inquérito revela ainda que as maiores empresas são mais bem geridas. Neste inquérito, só foram analisadas empresas portuguesas de grande dimensão, por isso Portugal aproxima-se facilmente dos resultados das empresas europeias e americanas. Além disso, as empresas mais bem geridas têm maior potencial de crescimento e terão mais meios para adotar boas práticas de gestão.

As empresas maiores tendem a profissionalizar a gestão e a separar a gestão da propriedade, aspetos tipicamente associados a melhores práticas empresariais. Desse modo, Portugal pode melhorar a prática de gestão nas empresas se forem criadas condições para apostar no aumento de escolaridade dos gestores e na separação entre a propriedade e a gestão, remata o estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gerir melhor as pessoas ajuda economia a crescer, diz estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião