5 coisas que vão marcar o dia
A Assembleia da República é palco da votação final global do Orçamento do Estado, enquanto o Parlamento Europeu recebe Christine Lagarde, a líder do BCE. Nas empresas, destaque para as contas da Uber.
É o último dia da maratona parlamentar em torno do Orçamento do Estado (OE) para 2020, esperando-se a votação final global do documento, já com as alterações aprovadas pelos partidos. É também o dia em que Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), vai ao Parlamento Europeu falar de política monetária — e, possivelmente, diagnosticar os efeitos do coronavírus na economia. Nos mercados, os investidores estarão de olhos postos nas contas anuais da Uber.
Votação final global do Orçamento do Estado
Os deputados discutem hoje as últimas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. Após três dias de discussão e votação das mais de 1.300 propostas apresentadas pelos diferentes partidos, a maratona parlamentar prossegue, culminando na votação final global do documento. O OE de 2020 é o primeiro na história da democracia em que se prevê um excedente de 0,2%.
Governo discute estratégia para o 5G
É esta quinta-feira que o Conselho de Ministros discute e aprova a estratégia nacional para o 5G, um documento que é crítico para o desenvolvimento da rede de comunicações de quinta geração no país. O Governo dará indicações sobre o 5G que quer em Portugal, e como o quer, sendo que poderá avançar com restrições à participação de fornecedores considerados de “alto risco”, como a chinesa a Huawei.
Christine Lagarde no Parlamento Europeu
A presidente do BCE, Christine Lagarde, vai falar no Parlamento Europeu, na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários. A intervenção da ex-diretora-geral do FMI decorrerá entre as 10h00 e o meio-dia, hora de Lisboa, e surge um dia depois de ter afirmado que a nova estirpe de coronavírus, com origem na China, que já infetou mais de 20.000 pessoas e matou perto de meio milhar, representa “uma nova dose de incerteza” no que toca ao crescimento económico. As restrições nas ligações aéreas com a China e as quarentenas que têm sido impostas já estão a ter impacto na economia chinesa, nomeadamente em companhias aéreas, hotéis e empresas do setor do retalho.
Uber apresenta resultados de 2019
A Uber vai divulgar os resultados globais do ano completo de 2019 e os investidores vão estar atentos para perceber como evoluíram as contas da empresa norte-americana. A publicação deverá acontecer após o fecho das bolsas em Wall Street, para lá das 21h00 em Lisboa. Em 2018, a Uber registou prejuízos de 1,8 mil milhões de dólares, o que fez suscitar dúvidas quanto à sustentabilidade da estratégia de foco no crescimento em detrimento dos lucros. As últimas contas divulgadas pela empresa, referentes ao terceiro trimestre do ano passado, evidenciaram um prejuízo de 1,16 mil milhões de dólares, perante receitas de 3,8 mil milhões de dólares.
Sánchez reúne com Torra sobre a Catalunha
O presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, vai reunir-se às 11h00 (hora de Lisboa) com o presidente independentista da Catalunha, Quim Torra, líder da Generalitat. A reunião terá lugar na sede do executivo catalão e a situação da região estará em foco, cumprindo-se, assim, a condição exigida pela Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) para apoiar um Governo liderado por Pedro Sánchez, facto que acabou por desbloquear o longo impasse na constituição de um Governo em Espanha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}