Panasonic investe em fábrica da Tesla

A tecnológica japonesa Panasonic vai injetar quase 250 milhões de euros na fábrica da Tesla em Nova Iorque. Aí, irá produzir células fotovoltaicas já a partir do verão de 2017.

Em 2017, a Panasonic vai produzir células e módulos fotovoltaicos numa fábrica da Tesla em Buffalo, Nova Iorque. A informação foi avançada por ambas as empresas, sendo que a tecnológica japonesa irá investir quase 250 milhões de euros (30 mil milhões de ienes) na unidade fabril da fabricante automóvel, de acordo com a agência Reuters.

Ambas as empresas começarão a produzir os componentes já no verão do próximo ano, prevendo-se ainda um aumento de produção dos módulos em 2019. Por um lado, além de fornecer a fábrica, a Tesla assinou um compromisso de compra a longo prazo com a Panasonic. Por outro, a Panasonic assumirá os custos de produção.

O acordo vem reforçar a parceria entre a Tesla e a Panasonic anunciada em outubro, que contempla projetos conjuntos no setor da energia solar. Segundo a Reuters, a Panasonic tem vindo a focar-se mais em componentes para a indústria automóvel e nos clientes corporativos do que na eletrónica de consumo. Por sua vez, a Tesla mantém-se de olhos postos na era elétrica e nos veículos elétricos de alta performance.

A Panasonic também está envolvida no investimento de cinco mil milhões de dólares da gigafábrica que está a ser construída no Nevada, segundo o jornal espanhol Cinco Dias. O empreendimento servirá para produção de baterias de lítio para automóveis elétricos. E por falar em baterias, a Panasonic é a empresa que fornece as dos novos automóveis Tesla Model 3, sendo também a fornecedora exclusiva de baterias para os Model S e Model X, já no mercado.

Com o anúncio, as ações da Tesla TSLA 0,00% dispararam na abertura. A poucos momentos do final da sessão, estavam a subir 2,81%, com os títulos a valerem 219,33 dólares. Já as da Panasonic caíram 0,65%, para 1215 ienes, na sessão desta terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Panasonic investe em fábrica da Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião