Uber despede 30% dos trabalhadores do Centro de Excelência em Lisboa

A Uber Portugal tem em curso um plano para despedir 30% dos 500 trabalhadores do Centro de Excelência em Lisboa. Estarão em causa cerca de 150 pessoas.

A Uber tem em curso um plano para despedir mais de uma centena de trabalhadores em Portugal. Em causa está um corte de cerca de 30% nos 500 trabalhadores do Centro de Excelência da empresa em Lisboa.

O impacto da pandemia a um nível central forçou a administração a acelerar o caminho para a rentabilidade e a avançar com despedimentos em vários países. A decisão também abrange Portugal, onde a empresa instalou em Lisboa, em 2017, um centro operacional que presta apoio a vários países e em diversos idiomas.

A Uber já começou a notificar os trabalhadores afetados por esta decisão e alguns destes terão sido informados por videoconferência, devido ao regime de teletrabalho imposto pela pandemia. O número de trabalhadores afetados deverá, assim, rondar os 150.

Confrontada com esta informação, fonte oficial da Uber Portugal explicou que “foi uma decisão muito difícil, mas necessária para ajudar a proteger a sustentabilidade a longo prazo da empresa”. “Apoiaremos todos os colaboradores afetados por estas mudanças e reforçamos o nosso compromisso com o crescimento do nosso negócio em Portugal”, disse a mesma fonte.

No início de maio, o The Wall Street Journal revelou que a Uber se preparava para cortar 3.700 postos de trabalho, cerca de 14% do total, depois de um período de vários meses em que o negócio do transporte privado estive praticamente paralisado por causa da pandemia. Em meados de maio, o mesmo jornal avançou que os despedimentos irão abranger outros 3.000 trabalhadores em todo o mundo.

Já este mês, em entrevista ao ECO e à revista Pessoas, o diretor-geral da Uber Portugal, Manuel Pina, reconheceu o impacto da incerteza no negócio. “O compromisso de contratar em 2020 ainda não mudou, mas vivemos tempos muito incertos”, afirmou.

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